Projeto piloto no Espírito Santo avalia a saúde dos professores da rede pública

Projeto piloto no Espírito Santo avalia a saúde dos professores da rede pública

Data: 26 de setembro

Um projeto piloto para avaliar as condições de saúde no ambiente do trabalho dos professores da rede pública do Espírito Santo terá inicio na próxima segunda (29). Trata-se do Curso Formação de Professores de Escolas Públicas que compõe a primeira Comissão de Saúde do Trabalhador da Educação (COSATE), que terá como principal finalidade a construção de um planejamento continuo das melhorias das condições de trabalho.

A COSATE, em parceria com a Fundacentro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Espírito Santo (CEREST/ES), Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho de Serra (DMST/Serra), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES), Conselho Municipal de Educação do município (CME), professores e funcionários da Secretaria de Educação de Serra, é a primeira Comissão do Brasil que analisa os aspectos que influenciam a saúde do trabalhador da educação e as razões dos crescentes pedidos de afastamento do trabalho.

Pesquisa conduzida pela COSATE e instituições parceiras, mostra que a incidência de afastamentos do trabalho, ou de licenças médicas retiradas é em torno dos 63% em um período de 6 meses. O tempo de afastamento também chama atenção na amostra de professores: 28,7 % dos docentes ficaram de licença médica por menos de 15 dias; 22, 5% de 15 a 30 dias; 3,5 % de licença de 61 a 90 dias e, 1,7% de 31 a 60 dias. Os motivos mais recorrentes para os afastamentos foram problemas vocais, seguidos de estresse e depressão. Outros motivos também foram relatados pelos professores no documento elaborado: o acúmulo de atividades, barulho, dinâmica escolar, falta de estrutura no ambiente escolar e a ausência de uma política de saúde para o profissional da educação.

Serão encontros quinzenais com término para o dia 24 de novembro.

O curso é destinado somente aos profissionais da área da educação e acontece na sede da instituição, sob coordenação de Alexandre Custodio Pinto da Fundacentro de Vitoria.

Fonte: Fundadentro

Por |2014-09-26T15:47:10-03:0026 de setembro de 2014|Notícias|