Data: 1º de setembro
A presidenta da Fundacentro, Maria Amelia de Souza Reis, participou da mesa de abertura do 4° Encontro Estadual de Cipa e Sesmt do Setor Químico, em 29 de agosto. O evento, realizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo – Fequimfar, em Praia Grande/SP, também contou com a participação do ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Na ocasião, os sindicalistas entregaram ao ministro um documento conjunto da Fequimfar e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes (http://fequimfar.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Documento-conjunto-federacao-fequimfar-e-Sindicato-dos-trabalhadores-nas-industrias-metalurgicas-1.pdf), em que solicitam o “fortalecimento das políticas públicas que resgatam o papel do Ministério do Trabalho e Emprego nas inspeções fiscais do trabalho, no reforço ao tripartismo e valorização da Fundacentro como órgão fundamental de pesquisa e referência”.
Os trabalhadores ainda solicitaram que a redação da NR-12, que trata da proteção de máquinas e equipamentos, seja mantida, pois a norma foi discutida e aprovada de forma tripartite. Por outro lado, criticaram o texto em consulta pública da NR-01, por trazer “conceitos estranhos” à SST.
Em seu discurso, a presidenta da Fundacentro reforçou o empenho para incluir a área de SST nos currículos escolares. Para tanto, estão em discussão acordos com as prefeituras do Rio de Janeiro e de Santos, além do governo do Distrito Federal.
“O ministro do Trabalho, Manoel Dias, tem colocado a Fundacentro no centro das atenções do Ministério. A instituição tem retomado o protagonismo. A prevenção é fundamental para melhorar as condições de trabalho e vida”, afirmou Maria Amelia de Souza Reis.
Sobre a Fundacentro, o ministro Manoel Dias destacou a qualidade do corpo técnico, que a instituição é ferramenta do Ministério do Trabalho e Emprego para as políticas de SST e que não deve ser tratada “como patinho feio”. Em relação aos trabalhadores, reforçou que devem ser partícipes da riqueza.
“Não queremos só formar mão-de-obra. Queremos que o trabalhador discuta, decida, tome consciência dos direitos. é nosso objetivo cuidar da saúde e segurança dos trabalhadores”, defendeu Manoel Dias.
Já João Scaboli, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalhador da Fequimfar, ressaltou o suporte técnico que os trabalhadores recebem da Fundacentro. O apoio pôde ser percebido pela participação de especialistas da instituição no evento, que deram palestras aos cipeiros e profissionais dos Serviços Especializados em SST – Sesmts.
José Possebon, engenheiro e pesquisador aposentado da Fundacentro, falou sobre a importância do conhecimento para a prevenção dos agravos à saúde dos trabalhadores decorrentes de produtos químicos. Já Fernando Sobrinho, engenheiro e coordenador do Programa de Segurança Química da Fundacentro, abordou as Convenções 170 (segurança química) e 174 (acidentes maiores) da OIT e a NR 20 (inflamáveis).
A tecnologista da Fundacentro e psicóloga, Tereza Luiza dos Santos, participou do painel “A organização do Trabalho e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora”.
Outras atividades
A presidenta da Fundacentro participou de outras atividades em agosto, como as reuniões do Conselho Nacional de Saúde, com a Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e com os superintendentes regionais do Trabalho e Emprego em Brasília/DF.
Também esteve presente no Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis em Brasília/DF e no I Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes em São Paulo/SP, ambos com a participação do corpo técnico da Fundacentro.
Outras importantes reuniões realizadas no mês foram a de Planejamento Estratégico com chefes das regionais (geral e técnico), coordenadores da área técnica e Diretoria Técnica – DTE da Fundacentro em 19 de agosto e a Reunião do Conselho Curador da Fundacentro, em 28 de agosto, quando se discutiu, de forma tripartite, o novo estatuto construído pelos servidores.
O dia 12 de agosto também foi marcado por importantes atividades em Goiânia/GO. Maria Amelia de Souza Reis e o chefe da Fundacentro/DF, Leoclides Milton Arruda, visitaram parceiros da instituição com o objetivo de reafirmar o compromisso de trabalho conjunto e ações visando à melhoria das condições de trabalho e saúde do trabalhador.
No Tribunal Regional do Trabalho da 18ª; Região, foram recebidos pela desembargadora e presidenta do TRT, Elza Cândida da Silveira. Houve acordo para a elaboração de um termo de cooperação entre as instituições para a prevenção de acidentes de trabalho.
Maria Amelia e Arruda também visitaram a Secretaria Estadual do Trabalho do Estado de Goiás, o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/GO .
Acompanhe a agenda da presidenta da Fundacentro.
Fonte: Fundacentro