Data: 27 de agosto
A Fundacentro de São Paulo realizou no dia 25 de agosto, o terceiro Seminário de Pós. A mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundacentro e tecnologista, Glaucia de Menezes Fernandes, apresentou o tema “Elementos para o desenvolvimento de um material de comunicação de riscos: as fontes de informação e sua influência na exposição ao agrotóxico pelos trabalhadores de estufas de flores e plantas ornamentais”.
Baseando-se na comunicação de risco, Glaucia observou que há um ruído entre a comunicação e os profissionais. Dessa forma, realizou entrevistas com trabalhadores de estufas de flores e plantas ornamentais, que estão diretamente envolvidos com agrotóxicos, para saber se os mesmos tinham conhecimento sobre o risco e precauções necessárias devido à exposição a esses elementos. Observou como a informação é transmitida, qual o foco e qual é a eficácia. Glaucia lembra ainda que apenas distribuir o material de apoio não resolve o problema. “Não adianta só entregar o material, é necessário que o material seja trabalhado”.
Próximas palestras
Os Seminários de Pesquisa ocorrem sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h, na Fundacentro, em São Paulo. Na próxima segunda, 1, o mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente pela Fundacentro, Anildo Passos Junior, falará sobre “Particularidades e Ineficiências na Gestão de Riscos Químicos em Fundições de Metais Ferrosos no Estado de São Paulo e seu Impacto na Prevenção da Ocorrência e do Agravamento de Danos à Saúde do Trabalhador”.
As inscrições serão disponibilizadas no Portal da Fundacentro, em Próximos Eventos.
Os interessados poderão acompanhar o próximo seminário (1/9) pela internet colocando ID (6892) e PIN da reunião (010914).
Fonte: Fundacentro