Data: 14 de agosto
Na próxima segunda (18), a ANAMT promove sua segunda Reunião Científica no ano Ramazzini. O tema “Processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida e saúde dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do Trabalho” será abordado pelo Prof. Neri dos Santos. O docente possui mestrado em Ergonomia e pós-doutorado em Engenharia Cognitiva, e é professor honorário do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O encontro será no Auditório Nobre Prof. Adib Jatene, na sede da Associação Médica Brasileira (Rua São Carlos Pinhal, 324, Bela Vista), das 16h30 às 18h30. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail reunioescientificas@anamt.org.br, especificamente para cada debate. As vagas são limitadas e confirmadas de acordo com a ordem de chegada das inscrições.
As Reuniões Científicas fazem parte das celebrações dos 300 anos de morte de Ranazzini. Ao todo, dez edições serão realizadas até o fim de 2014. Os eventos serão gravados e divulgados no site da ANAMT. Posteriormente, os temas abordados pelos palestrantes serão reunidos em um livro.
Leia a matéria sobre a primeira Reunião Científica, realizada no dia 4 de agosto.
PROGRAMAçãO DO 2º. SEMESTRE DE 2014
(sujeita a modificações dos temas ou dos nomes de palestrantes)
Agosto
• 18/8 – Processos produtivos e inovações tecnológicas no Brasil atual, e as repercussões sobre a vida e saúde dos trabalhadores e sobre as práticas da Medicina do
Trabalho – Prof. Neri dos Santos (Florianópolis – SC)
Setembro
• 8/9 – O processo de envelhecimento da população brasileira e seu impacto sobre a capacidade de trabalho e o perfil de adoecimento dos trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 22/9 – Os conceitos de Saúde e de Doença vêm mudando. Como isto impacta conceitos e práticas da atual Medicina do Trabalho no Brasil? – Prof. René Mendes (São Paulo – SP)
Outubro
• 6/10 – A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação de trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 20/10 – O agronegócio no Brasil: impactos sobre a saúde e segurança dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, como desafio e oportunidade para a Medicina do
Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Novembro
• 3/11 – O desafio de prover ações de Saúde e Segurança aos trabalhadores sem vínculo empregatício, autônomos, avulsos, temporários, cooperativados, informais, domésticos, aposentados e desempregados: onde estão os médicos do trabalho? (Palestrante ou conferencista a ser definido)
• 17/11 – Saúde e Segurança dos servidores públicos civis: desafios e oportunidades para a Medicina do Trabalho. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Dezembro
• 1/12 – Envelhecimento, Trabalho e Medicina do Trabalho: um olhar para o envelhecimento das populações e as suas repercussões no mundo do trabalho – Prof. António de Sousa Uva (Lisboa, Portugal).
• 15/12 – Da “Medicina do Trabalho” à “Medicina do Trabalho e Meio Ambiente”: isto faz sentido? Cenários, desafios e necessidades no Brasil atual. (Palestrante ou conferencista a ser definido)
Informações adicionais:
Sra. Sandra Picchiotti (Espaço Ramazzini/ANAMT-SP): (11) 3251-0849