Nota de pesar – Falecimento da Professora Marcília de Araújo Medrado Faria

Nota de pesar – Falecimento da Professora Marcília de Araújo Medrado Faria

Data: 5 de agosto

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT lamenta comunicar o falecimento da Profa. Dra. Marcília de Araújo Medrado Faria, aos 75 anos, ocorrido hoje, dia 5 de agosto de 2014.

A Professora Marcília, desde sua formatura na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em 1963, dedicou-se ao campo da Medicina Preventiva e Social, à Saúde Pública, à Saúde do Trabalhador e à Medicina do Trabalho, materializada em carreira docente na Faculdade de Medicina da USP, iniciada em 1969. Nos últimos anos, esteve vinculada ao Departamento de Medicina Legal, ética Médica e Medicina Social e do Trabalho. Após obter seus títulos de Residência, Especialização (Medicina do Trabalho e Ergonomia), Mestrado e Doutorado em Medicina Preventiva, fez seus estudos de pós-doutorado na Universidade de Paris IV (Paris – Sorbonne) e Paris I (Paris – Panthéon), entre os anos de 1976 e 1979.

Na Faculdade de Medicina da USP e no Hospital das Clínicas da USP dedicou-se à clinica de doenças profissionais e, nos últimos anos, ao acompanhamento de coortes de trabalhadores com intoxicação crônica pelo mercúrio, principalmente efeitos neuro-comportamentais. Estudou temas sobre epidemiologia dos acidentes do trabalho na Baixada Santista, bem como problemas de câncer, leucemia, e exposição ocupacional a benzeno, na mesma região.

Durante a gestão do Ministro da Saúde Prof. Adib Jatene (1995/1996), foi convidada a colaborar no Ministério da Saúde, em Brasília, no desenvolvimento de políticas públicas de Saúde do Trabalhador no SUS.

Sua trajetória foi marcada por dedicação intensa ao trabalho, priorização às necessidades e pleitos de saúde dos trabalhadores, e defesa dos princípios do Sistema Público de Saúde. Trabalhou, voluntariamente, até os últimos dias antes de sua morte, lutando com muito sofrimento contra um câncer de alta malignidade.

Por seus trabalhos e contribuições em prol da Saúde do Trabalhador, no ensino e na pesquisa, a ANAMT expressa suas condolências aos familiares e colegas enlutados, ao mesmo tempo em que registra seu profundo respeito à vida e obra da Professora Marcília Medrado Faria.

(Prof. René Mendes – em representação da Diretoria da ANAMT)

Por |2014-08-05T17:33:17-03:005 de agosto de 2014|Notícias|