Fundacentro realiza curso sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência

Fundacentro realiza curso sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência

Data: 2 de abril

A partir de hoje, 03 de abril, às 14h, a Fundacentro disponibilizará no portal a abertura da inscrição do curso “VII Curso Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Prevenção, Segurança e Saúde no Trabalho”. O período do curso será de 15 de abril a 13 de maio de 2014. O horário no dia 15 será das 8h30 às 17h e nos demais dias serão das 9h às 17h.

Em sua sétima edição, a instituição promove desde 2008 reflexões e discussões com profissionais que trabalham na área de saúde do trabalhador as questões relacionadas a inclusões de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O objetivo é discutir aspectos médicos psicossociais da legislação na área do trabalho e previdência das pessoas com deficiência, além disso, a reflexão sobre as dificuldades encontradas na inclusão no mercado de trabalho também será abordada. No entanto, relato de experiências bem sucedidas destes profissionais na área de trabalho.

O curso é oferecido a agentes públicos, profissionais de empresas, dos Centros de Referência do Trabalhador, da Superintendência Regional do Trabalho e demais profissionais interessados no tema.

A Lei nº 8.213/1991 que dispõe sobre a contratação nas empresas públicas e privadas, incluindo planos de benefícios da Previdência e trata de outras providências para pessoas com deficiência completou 22 anos, em julho de 2013. Nesse sentido, o curso espera o aprimoramento técnico-científico dos profissionais que atuam na área de saúde do trabalhador com relação a esta inclusão.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, representando 23,92% da população.

A coordenação deste curso é feita pela técnica da Coordenação de Educação, Eliane Vainer Loeff. Eliane também é comunicadora social, com especialização em projetos sociais e pela pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalho, Myriam Matsuo Afonso Beltrão. Miriam é socióloga, psicólogo e doutora em sociologia.

A equipe da programação à distância é composta por Luis Carlos Soares, analista de sistema, com especialização em EAD – Fundacentro, Ronildo Barros Orfão, designer com especialização em tecnologia educacional e o técnico da Sae, Lourenil Aparecido Ferreira e professores convidados. O apoio pedagógico da Coordenação de Educação é feita por Adriana Cunha Belasco, Cleiton Faria Lima, Gerikson Beserra Nunes e Tamara Araujo Martins.

A taxa de inscrição é de 1 kg de pó de café e uma lata de achocolatado em pó, o qual deverá ser entregue no primeiro dia do curso na própria Fundacentro. A doação será encaminhada à instituição de caridade Pequeno Cotolengo.

A confirmação da inscrição será feita pelo e-mail cadastrado na ficha de inscrição. Os interessados no curso deverão ler todas as informações contidas no folder. Salientamos que o participante que se inscrever e não comparecer ao curso sem aviso prévio de desistência não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.

De acordo com a coordenação, o curso é estruturado em duas modalidades, uma presencial e outra a distância. O aluno pode participar apenas na modalidade presencial ou em ambas as modalidades. A parte presencial é realizada por meio de aulas uma vez por semana, não só por facilitar a participação dos alunos que não poderiam se ausentar por vários dias de trabalho, mas principalmente para propiciar a imprescindível reflexão de conteúdos apresentados. As aulas serão expositivas, com relatos de casos, discussões em grupos apoiados por recursos audiovisuais.

Ressaltamos que a parte a distância é fruto da solicitação dos alunos pelo aprofundamento de alguns temas, conforme constatado nas avaliações dos cursos anteriores. Será desenvolvida em três módulos, além do módulo da introdução ao ambiente virtual, são realizadas atividades que promovem a interação entre o professor e o aluno, sendo algumas utilizadas com parâmetros de avaliação, tais como fóruns de debates, questionários de perguntas e respostas e lições. Os participantes também terão salas de bate-papo diário e fórum de notícias para interação entre alunos.

O ambiente virtual de aprendizagem permanecerá acessível via internet durante 24 horas e o aluno pode acessar na hora que lhe for mais oportuno.

Homenagem ao especialista em inclusão de pessoas com deficiência

Eliane Vainer informou que durante o curso será feita uma homenagem ao doutor em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, João Baptista Ribas Cintra.

“Desde 2010, Ribas desenvolveu e participou de forma enriquecedora nos cursos e palestras sobre o tema nesta instituição”, salienta Vainer.

Ainda hoje, muitos trabalhadores com deficiências transitórias ou permanentes enfrentam dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. O especialista em suas palestras comentava que as empresas precisam se preparar fisicamente e psicologicamente para empregar pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo em que as próprias pessoas com deficiência precisam de qualificação para ocupar um determinado cargo específico dentro de uma empresa.

O ativista que trabalhava como coordenador do setor de Diversidade & Inclusão do Programa Serasa de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência, na Serasa Experian, faleceu em março deste ano. No entanto, as suas colocações e textos a respeito da inclusão social das pessoas com deficiência ficarão como ícone a ser seguido.

“é imprescindível que pessoas com deficiência possam trabalhar, se tornar ótimos profissionais e ganhar o seu próprio dinheiro. Garantido, assim, uma melhor qualidade de vida”, enfatizava o antropólogo.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones: (11) 3066.6365 e 6055, ou no próprio folder. Visualize a programação completa e o folder.

Fonte: Fundancentro

Por |2014-04-03T11:31:52-03:003 de abril de 2014|Notícias|