Tecnologista da Fundacentro/RJ propõe contribuição à análise de sensibilidade do ruído de aeronaves

Tecnologista da Fundacentro/RJ propõe contribuição à análise de sensibilidade do ruído de aeronaves

Data: 17 de março

O tecnologista da Fundacentro/RJ, Flavio Maldonado Bentes, apresenta uma contribuição ao estudo de análise de sensibilidade do ruído de aeronaves de carga, utilizando recursos de simulação computacional e sistemas de informação geográfica. Um dos objetivos foi auxiliar na seleção de alternativas para a redução do ruído aeroportuário proveniente de aviões de grande porte.

Os estudos ocorreram em parceria com o Grupo de Estudo em Ruído Aeroportuário – GERA, ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq e pertencente ao Laboratório de Acústica e Vibrações da Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia / Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Para a realização da pesquisa, dois aeroportos foram selecionados: o Internacional dos Guararapes, em Recife/PE, e o Internacional de Viracopos, em Campinas/SP. Ambos tiveram considerável demanda de voos nos últimos anos, inclusive no transporte de cargas.

“O foco nas aeronaves de carga se dá pelo fato de apresentarem maiores níveis de ruído, bem como pela quantidade expressiva de voos de carga no período noturno no Aeroporto Internacional de Viracopos”, explica Bentes.

Flavio Bentes realizou simulações computacionais através do INM (Integrated Noise Model) para a obtenção dos contornos de ruído. Em seguida, estabeleceu uma metodologia para utilização de Sistemas de Informação Geográfica – SIG para quantificação da população exposta aos diferentes níveis de ruído aeronáutico. Também estudou o efeito do ruído no sono ocasionado por aeronaves de carga, já que grande parte de sua movimentação é feita no período noturno, compreendido entre 22h e 7h.

“Parte do estudo foi realizado para quantificar a população dentro dos contornos de ruído (‘curvas de ruído’), que envolve tanto os trabalhadores como quem reside dentro da área delimitada no contorno obtido por meio de simulação computacional no INM”, comenta o pesquisador.

Resultados

As operações de pouso e decolagem das aeronaves são consideradas as principais fontes de ruído de um aeroporto. Os sistemas de propulsão, que englobam as turbinas e motores, e o próprio ruído aerodinâmico, como consequência da estrutura da aeronave estar em contato direto com o ar em alta velocidade, são as principais fontes de ruído dos aviões.

Para a execução de parte do trabalho, o pesquisador analisou as informações sobre voos disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, assim como dados de cartas aeronáuticas, utilização de pistas, rotas para a simulação computacional, dentre outros. O estudo utilizou uma abordagem comparativa para a análise de sensibilidade por faixas envolvendo aeronaves de carga. Quanto menor a variação da curva de ruído, pior a situação em termos de modificação das condições ruidosas.

“Esta técnica pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao controle do ruído aeroportuário, uma vez que permite identificar modificações nas curvas de ruído, bem como possibilita tratar certo grupo de aeronaves com critérios mais restritivos visando à redução da emissão sonora”, afirma na conclusão da tese.

No aeroporto de Campinas/SP, foram identificados cinco receptores críticos com níveis de ruído acima do permitido e consideráveis valores de interrupção do sono durante o período noturno. A probabilidade de aeronaves de carga no local é de 24,4%, sendo que 58,5% dos voos cargueiros ocorrerem entre 22h e 7h.

“Como discutido ao longo do texto a exposição a níveis elevados de ruído é prejudicial em vários aspectos. Dessa forma, pode-se dizer que esses dados servem para reafirmar a importância da necessidade de se propor medidas de controle objetivando a redução do ruído aeroportuário oriundo das aeronaves cargueiras, principalmente, no período noturno”, conclui.

A pesquisa, realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRJ, foi orientada pelo Prof. Dr. Jules Ghislain Slama. A defesa, realizada em dezembro, teve banca formada pelos professores doutores: Jules Ghislain Slama, Max Suell Dutra, Samir Nagi Yousri Gerges, Elton Fernandes e Antônio Carlos Marques Alvim.

Bentes é engenheiro mecânico e de segurança do trabalho. Possui licenciatura em matemática, mestrado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília – UNB e recém-doutor em Engenharia Mecânica – Coppe/UFRJ. A tese “Contribuição à análise de sensibilidade do ruído de aeronaves de carga utilizando simulação computacional e sistemas de informação geográfica” estará em breve disponível para download na Biblioteca Digital da Fundacentro.

Fonte: Fundacentro

Por |2014-03-18T00:00:00-03:0018 de março de 2014|Notícias|