Projeto analisa saúde de agricultores que atuam na citricultura em SE

Projeto analisa saúde de agricultores que atuam na citricultura em SE

Data: 26 de fevereiro

A Secretaria Municipal de Saúde de Salgado (SMS), juntamente com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizou durante o último sábado, na Clínica de Saúde de Família “Gov. Marcelo Deda”, a primeira etapa de coleta do Projeto Citrus, em agricultores do município.

A ação representa um levantamento da saúde daqueles que atuam na citricultura, das condições de trabalho e do que pode ser feito para prevenir ou tratar as doenças detectadas.

“Representa um diagnóstico preciso da saúde do trabalhador da área da citricultura de Salgado e de suas condições de trabalho. Eles estão sendo inseridos e intervenções podem ser tomadas a partir do que venha ser detectado das doenças que estão sendo acometidos”, explicou a secretária de Saúde de Salgado, Sonia Maria.

Uma estrutura foi disponibilizada pela Prefeitura de Salgado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que liberou o espaço da Clínica da Saúde da Família e envolveu sua direção na campanha. Divulgações foram realizadas pelos agentes de saúde e nas escolas do município.

O Condem (Conselho de Desenvolvimento Municipal) foi responsável pela mobilização das associações de comunidades locais. Houve também o envolvimento de vários segmentos da esfera municipal, aspecto que fortaleceu bastante os trabalhos desenvolvidos e garantiu uma boa presença de seu público-alvo.

Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas na ação. Todas passaram por coleta de sangue e urina, aferição de pressão arterial, avaliação bucal, fisioterapeuta e nutricional, entre outros exames, para avaliação toxicológica.

“As ações envolveram cerca de 60 alunos da UFS, 20 professores, mais técnicos das instituições parceiras”, ressaltou a pesquisadora e coordenadora do Projeto Citrus da UFS, professora Cláudia Montes.

Ainda de acordo com Cláudia, o projeto oferece análises para marcadores toxicológicos, que detecta, através de exames, se há algum tipo de intoxicação ou sequela pelo uso de agrotóxicos.

Na oportunidade, a ação foi considerada importante para o bem-estar daqueles que diariamente, desenvolvem os trabalhos utilizando produtos químicos, como agrotóxicos, na eliminação de pragas em laranjais existentes no município.

O projeto tem a participação de quatro estudantes salgadenses que estudam no curso de Odontologia do Campus da UFS em Lagarto. Danfild Correia, Lucas Rodrigues, Mayara Fernanda e Liziane Sales acharam muito bom colocar os conhecimentos teóricos em prática.

Durante os trabalhos, estiveram presentes a secretária Municipal de Saúde de Salgado, Sonia Maria, o presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente do Condem, Eraldo Ribeiro, e a diretora da Clínica de Saúde da Família, Tamires Lima.

Fonte: Revista Proteção

Por |2014-02-27T00:00:00-03:0027 de fevereiro de 2014|Notícias|