Data: 22 de novembro
O papel do Médico do Trabalho diante das mudanças no perfil do cenário empregatício brasileiro, a aplicação adequada do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em prol da saúde dos trabalhadores e a prevenção da gripe no ambiente laboral foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do Fórum Presença ANAMT 2013, realizado em Campinas nos dias 22 e 23 de novembro.
Na abertura oficial do evento, o presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, ministrou a Conferência Magna “Repensar o presente e o futuro da Medicina do Trabalho”, na qual abordou a importância da especialidade para o bem-estar dos trabalhadores. No discurso, também relacionou a saúde ocupacional com importantes mudanças sociais como a instabilidade dos vínculos empregatícios, o envelhecimento populacional e a necessidade de aproximação dos profissionais da área com o setor de serviços, que concentra cada vez mais trabalhadores no Brasil.
“O Fórum é a oportunidade que temos para analisar o passado, refletir o presente e construir um futuro melhor para a Medicina do Trabalho”, observou Dr. Zuher.
Na conferência seguinte, “PCMSO: avanços, limites e questões éticas”, o diretor Científico da ANAMT, Dr. Mario Bonciani, reforçou a ideia de que empresas e Médicos do Trabalho devem atuar conjuntamente na elaboração do PCMSO. Os outros participantes do debate abordaram aspectos como gestão eficaz do fluxo de trabalhadores, amplo conhecimento do ambiente laboral e de suas funções, além da atuação do Médico além de exames admissionais e demissionais.
Novidades
O novo instrumento criado para democratizar as Diretrizes Técnicas da Associação, que orientam a atuação dos Médicos do Trabalho, foi apresentado durante o primeiro dia do Fórum. Dr. Mario abordou as etapas do processo que as novas sugestões serão submetidas desde a elaboração de uma proposta base a divulgação da nova Diretriz.
A importância da prevenção de doenças no ambiente de trabalho, como a gripe, foi abordada em seguida, no painel “Programa de imunização em saúde do trabalhador”. As médicas convidadas Sheila Homsani e Anadayr Janiques falaram dos diferentes tipos do vírus Influenza e da importância da vacinação da população ativa como ferramenta de prevenção da doença e diminuição de casos de afastamento dos trabalhadores. Como exemplo de programa bem sucedido, Anadayr citou o programa de vacinação da Petrobras, que abrange 13 doenças e é moldado de acordo com o perfil profissional de cada funcionário.
PCMSO: avanços, limites e questões éticas foi o tema da primeira conferência do Fórum Presença ANAMT 2013