Estudo norte-americano recomenda limitar a exposição dos trabalhadores a nanotecnologia

Estudo norte-americano recomenda limitar a exposição dos trabalhadores a nanotecnologia

Data: 11 de novembro

O National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) publicou o documento Current Strategies for Engineering Controls in Nanomaterial Productions and Downstream Handling Processes, que reúne novas orientações para controlar a exposição dos trabalhadores de fábricas a nanomateriais. O texto também enfatizou a importância de produtores e usuários garantirem a segurança e salubridade dos locais de trabalho.

As recomendações se baseiam em tecnologias aplicadas em várias indústrias que usam esse tipo de material, além de métodos de controle utilizados em outras áreas.

“à medida que analisamos os efeitos da exposição da nanotecnologia, mais produtos chegam ao mercado. Portanto, é prudente proteger os trabalhadores dos potenciais problemas de saúde desde agora”,disse o diretor da NIOSH, John Howard. “Esse estudo representa um tipo de orientação científica solicitada por nossos colegas como um componente vital para o aumento da segurança nanotecnológica, além da liderança dos Estados Unidos no mercado global”,completou.

O guia da NIOSH favorece controles de engenharia sobre controles administrativos e EPIs por diminuírem a exposição dos trabalhadores, porque são projetados para retirar o perigo antes do contato direto com o trabalhador.

Há poucos indícios da eficiência dos controles durante o processo de fabricação e no uso de nanomateriais para aplicações específicas.

“As recomendações da NIOSH suprem um espaço da pesquisa científica que empregadores e trabalhadores podem utilizar agora, enquanto as pesquisas continuam em busca do melhor entendimento das características nos nanomateriais, os meios de exposição e os riscos que podem representar à saúde”,declarou Howard.

O documento aborda ainda operações de reatores e processos de limpeza, pesagem e manipulação de nanopartículas em pequena escala, além de processos intermediários, de manutenção e finalização. O texto também inclui recomendações para avaliar a execução dos controles de tecnologia e dos sistemas.

De acordo com a NIOSH, mais de mil produtos que utilizam nanotecnologia, como maquiagens, protetores solar, roupas, eletrônicos, alimentos, revestimentos e artigos esportivos estão disponíveis no mercado.

Fonte: EHS Today

Por |2013-11-19T12:21:07-02:0019 de novembro de 2013|Notícias|