Data: 18 de novembro
Com temas diversificados, a Fundacentro em Pernambuco e São Paulo, realiza em novembro, cursos gratuitos com três diferentes enfoques. O primeiro curso terá inicio amanhã (19), com término para o dia 21. Trata-se do “Método da árvore de Causas na Investigação e Análise de Acidentes do Trabalho”,a ser realizado na Fundacentro do estado de Pernambuco.
O curso em questão temo como objetivo, fornecer elementos necessários a uma melhor compreensão do fenômeno acidente, de maneira que se tornem capazes de, na investigação e análise de acidentes do trabalho, obter um número maior de informações sobre sua constituição, estrutura e natureza, condição imprescindível à formulação e adoção de medidas de prevenção eficazes.
O palestrante Leonidas Ramos Pandaggis, Engenheiro de Minas e de Segurança do Trabalho da Fundacentro de SP, fará uso durante a realização do curso, de exercícios de aplicação do método ADC, coleta, organização e classificação das informações relativas ao acidente de trabalho, medidas de prevenção, identificação e apresentação das soluções propostas pelos grupos.
Inscrições encerradas.
O Seminário Saúde Mental e Trabalho será o tema do dia 26 de novembro em São Paulo
O tema considerado importante no mundo do trabalho para auxiliar especialistas na busca de elaboração de políticas publicas, mostra que o Brasil ainda tem muito o que avançar. De acordo com dados do Anuário Estatístico da Previdência Social em 2011 foram concedidos 211, 1 mil auxílios-doença por transtornos mentais e até outubro de 2012 já tinham sido concedidos 182,1 afastamentos do trabalho pelo mesmo motivo. Dos transtornos mentais a depressão e os episódios depressivos recorrentes têm se destacado gerando em 2011, 82,7 mil afastamentos e até outubro de 2012, 69 mil afastamentos do trabalho.
Vale salientar que as estatísticas brasileiras sobre adoecimento relacionado ao trabalho não abarcam a realidade, posto que os dados da Previdência Social não abrangem trabalhadores como funcionários públicos, militares e trabalhadores do mercado informal de trabalho.
Serão quatro conferências apresentadas e debatidas por renomados especialistas da área da saúde, como a psicodinâmica do trabalho, a violência no trabalho e outros.
Uma das conferências discorrerá sobre o trabalho, saúde/doença, prazer e sofrimento dos trabalhadores do alumínio e será apresentado por Laura Nogueira, doutora, docente do curso de Pós-Graduação da Fundacentro e também tecnologista da Fundacentro no estado do Pará.
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no link:
Informações pelos telefones: 11 – 3066.6062–6052–6085 (Roberto e Denize), Secretaria de Pós-Graduação.
O Seminário será realizado no auditório da Fundacentro em São Paulo, das 8h30 às 17h30.
Fonte: Fundacentro