Uso de agrotóxicos pode ser perigoso para o trabalhador

Uso de agrotóxicos pode ser perigoso para o trabalhador

Data: 18 de novembro

A ONG Repórter Brasil publicou matéria “Transgênicos e agrotóxicos: uma combinação letal”,produzida pelo jornalista Maurício Thuswohl, em que desmistifica e expõe opiniões de especialistas sobre o cultivo de grãos transgênicos e o perigo do uso de agrotóxicos para o ser humano, tanto para os trabalhadores que aplicam o veneno nas lavouras como para quem consome os alimentos.

De acordo com a matéria, a proliferação do cultivo de transgênicos contribuiu para que o Brasil, desde 2008, se tornasse o maior consumidor mundial de agrotóxicos, responsável por cerca de 20% do mercado global do setor.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa revela, ainda, segundo a reportagem, que o mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu 190% nos últimos dez anos, num movimento mais acelerado do que o registrado pelo mercado mundial, que foi de 93%.

O consumo de agrotóxicos no Brasil é liderado pelas lavouras de soja, milho e algodão, apostas de empresas de transgenia. Em primeiro lugar está a soja, com 40% do volume total de venenos agrícolas, seguida pelo milho com 15% e pelo algodão, com 10%.

Para os especialistas, o uso dos agrotóxicos deve ser desmistificado, pois têm observado que o aumento da quantidade da aplicação em lavouras está criando resistência ao produto e gerando novas pragas no ecossistema da plantação.

Fiscalização

O tema foi exposto durante a V Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho, que aconteceu em setembro, dentro da programação do 31º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit, em Vitória (ES).

Para o Auditor-Fiscal do Trabalho Francisco Luis Lima (PI), que representou o Brasil no painel, os agrotóxicos são usados de forma abusiva no país e levam ao adoecimento e morte dos trabalhadores. Segundo ele, o Brasil, além de ser o maior consumidor mundial de agrotóxicos, permite a venda indiscriminada de produtos que já foram ou estão sendo banidos da Europa.

Francisco Luis relatou as dificuldades da fiscalização na área, já que não há controle e critérios para a venda dos produtos. Muitos problemas de saúde são causados aos trabalhadores, que muitas vezes não têm treinamento adequado e não utilizam equipamentos de segurança.

O uso de agrotóxicos contamina alimentos e compromete a saúde do aplicador e da população em geral. Alimentos como pimentão, tomate e morango possuem percentual superior a 50% de contaminação. “Segundo a Anvisa, o uso de agrotóxicos não autorizados é responsável pela maior parte das irregularidades dos vegetais consumidos no Brasil”,disse o Auditor-Fiscal.

Leia na íntegra a matéria da ONG Repórter Brasil e aqui a matéria do 31º Enafit em que o tema foi tratado.

Fonte: Revista Proteção

Por |2013-11-18T10:09:19-02:0018 de novembro de 2013|Notícias|