Além de avaliar os principais fatos e acontecimentos na área de SST no ano de 2013 e apresentar perspectivas para o próximo ano, o Fórum Presença ANAMT 2013 fornecerá conhecimentos técnicos para atualização dos profissionais da saúde. Nesse âmbito, o Prof. René Mendes, diretor de Relações Internacionais da Associação, apresentará a conferência “O Médico do Trabalho frente à contaminação ambiental, a saúde dos trabalhadores e a saúde das comunidades do entorno”.
Com o objetivo de promover a conscientização da prática já defendida por Bernardino Ramazzini no livro “As doenças dos trabalhadores”, Prof. René vai abordar a extensão das ações do Médico do Trabalho para além dos limites da empresa. Apesar de ser uma clara atribuição do profissional de SST, ele avalia que muitos Médicos do Trabalho precisam ser conscientizados da importância dessa responsabilidade e, mais do que isso, estar qualificados para trabalhar em equipe em um momento de crise.
“As organizações nascem, vivem e precisam interagir com seus entornos próximos e com o mundo exterior como um todo. Isto está claro, por exemplo, na ISO 26000, bem como no conceito de ‘Locais de Trabalho Saudáveis’, emanado da Organização Mundial de Saúde, em 2010. Trata-se de uma interação que deve ter saldos positivos para todos os atores sociais envolvidos”, defende o diretor de Relações Internacionais da ANAMT.
As consequências
São inúmeros os possíveis impactos negativos de uma empresa na sociedade que a rodeia. Eles podem estar relacionados à desestruturação de famílias, culturas, hábitos alimentares, estilos de vida; podem ser traduzidos por doenças, como as intoxicações agudas que ocorrem em vazamentos químicos; podem causar redução da qualidade de vida devido a ruídos, poeiras, odores, movimentação de veículos à noite; entre outros. Para minimizá-los, Prof. René recomenda que o Médico do Trabalho acompanhe e monitore os indicadores sociais e ambientais do entorno e que suas ações estejam sempre integradas a uma equipe multidisciplinar:
“Sua ação mais preventiva será exercida pela participação em comitês, grupos de trabalho ou equipes que atuam de forma articulada e sistemática. é fundamental que o Médico do Trabalho, com sua expertise, junte-se aos engenheiros de segurança e higienistas, aos bombeiros, à Defesa Civil, enfim, ocupe seu espaço no plano de contingência”.
Sobre o evento:
O Fórum Presença ANAMT 2013 acontece entre os dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Campinas (SP). O evento é voltado para profissionais de SST, gestores de saúde e segurança do trabalho e entidades representativas de empregadores e trabalhadores.