A Associação Cearense de Medicina do Trabalho (ACEMT) comemorou seus 20 anos de atuação com a VIII Jornada de Medicina do Trabalho. O evento, cujo tema central foi “Evolução da saúde ocupacional: conquistas e desafios”, ocorreu entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hotel Sonata de Iracema e na Casa da Indústria.
Na programação, cursos pré-congresso, conferências e mesas redondas discutiram assuntos como os desafios da implementação das NRs e a visão prática da ergonomia no ambiente de trabalho. O presidente da ANAMT, Dr. Zuher Handar, foi convidado para moderar a mesa redonda “O risco de adoecimento mental do profissional de saúde”. No dia de encerramento da Jornada, Dr. Zuher ministrou a conferência “Atualização em Medicina do Trabalho”, que contou com a participação do presidente da ACEMT, Dr. Francisco Xavier Leal.
Na sua apresentação, abordou questões sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade e os desafios para a Medicina do Trabalho ao enfrentar os problemas da saúde do trabalhador na ótica da determinação social da doença, que analisa as causas diante dos aspectos que envolvem a relação do mundo do trabalho com o mundo econômico, cuja influência tem moldado o modo de vida dentro e fora das empresas.
“Precisamos reconhecer que o Médico do Trabalho bem formado, qualificado, atualizado, ético e socialmente responsável pode fazer a diferença nas políticas e nas práticas da proteção da saúde dos trabalhadores”, observou Dr. Zuher.
Dr. Zuher participa da VIII Jornada de Medicina do Trabalho, promovida pela ACEMT