Data: 3 de outubro
Um operário de 34 anos morreu após um acidente de trabalho no início da manhã de quinta-feira (3) no município de Treviso, no Sul de Santa Catarina. Segundo a empresa, uma mineradora que atua na cidade, o acidente com o funcionário Jarbas Cristopher Lenhani, 34 anos, ocorreu por volta das 7h30 na mina Fontanella.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Antônio Cézar Stairk, o homem foi vítima de esmagamento, no subsolo da mina. A empresa informou que as equipes de segurança e da Comissão Interna de Segurança do Trabalho se deslocaram para o local onde estão verificando as circunstâncias do acidente.
Ainda segundo o Sindicato, o homem chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu e encaminhado para Hospital São João Batista, de Criciúma, também Sul do estado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade.
Jarbas era operador de minerador contínuo e trabalhava na empresa há cerca de três anos. O homem era casado e pai de dois filhos. A mineradora comunicou que está em contato com os familiares do operário para que seja prestada toda a assistência necessária neste momento.
No dia 1º de julho deste ano, outro acidente com morte ocorreu na mesma mineradora. O então funcionário Marcos de Olívio Nunes tinha 40 anos e trabalhava na companhia havia cinco meses.
Em nota, a empresa disse que “lamenta o acidente e está realizando todos os procedimentos para verificação das causas”. Informou ainda que realizará uma reunião com a Comissão Interna de Segurança do Trabalho, representantes dos trabalhadores, Departamento Nacional de Produção Mineral e Ministério Público do Trabalho para analisar o ocorrido.
Fonte: Revista Proteção