Profª Elizabeth Dias, diretora do CEAMT, recebe Medalha Presidente Juscelino Kubistchek

Profª Elizabeth Dias, diretora do CEAMT, recebe Medalha Presidente Juscelino Kubistchek

No dia 12 de setembro, a Profª; Elizabeth Dias, médica sanitarista e do trabalho e diretora do Centro de Estudos Avançados de Medicina do Trabalho (CEAMT), organismo da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), recebeu a Medalha Presidente Juscelino Kubistchek, em Diamantina, Vale do Jequitinhonha (MG).

A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek foi instituída pela Lei 11.902 de 5 de setembro de 1995 pelo governo do estado de Minas Gerais e destina-se a premiar o mérito cívico de personalidades e entidades que tenham prestado serviços de excepcional relevância à coletividade do município, do estado e do país. A entrega da honraria é realizada anualmente desde 1996.

Honrada com o reconhecimento de seu trabalho, a Profª; Elizabeth escreveu um depoimento de agradecimento:

Acredito que qualquer brasileiro, o mineiro de modo particular, sente-se honrado ao ser agraciado com a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e ter seu nome associado ao ex- presidente.

A vida e o legado de JK podem ser examinados e avaliados por distintos ângulos, com erros e acertos, próprios de todas as ações humanas. Porém, destaco nele a ousadia e a coragem de desenhar e construir um projeto de futuro para nosso País, reforçando a autoestima e a autoconfiança dos brasileiros. Ele foi um homem destemido, com sólida formação humanista, que valorizava o diálogo, com grande capacidade de ouvir e respeitar a diversidade de opiniões, mantendo o respeito e a cordialidade. Cultivou a alegria de viver e usufruir das coisas simples e, assim, permanece nas suas obras e nos corações dos que o admiram.


Elizabeth Costa Dias

Currículo

Doutora em Saúde Ocupacional, a Profª; Elizabeth Costa Dias atuou junto ao Ambulatório de Doenças Profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um dos pioneiros do país. Atualmente aposentada, permanece atuando em atividades de pesquisa, ensino e orientação como professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da UFMG e no Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP/Fiocruz.

Em julho, lançou o livro “Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde: Possibilidades, Desafios e Perspectivas”, que apresenta resultados do trabalho desenvolvido junto à Coordenação de Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador do Ministério da Saúde.

A Profª; Elisabeth Dias com a Medalha Presidente Juscelino Kubistchek, em Diamantina, honraria do governo do estado de Minas Gerais

Por |2013-09-25T10:31:58-03:0025 de setembro de 2013|Notícias|