Data: 19 de agosto
A violência nos locais de trabalho não é um tema novo. Até hoje temos notícias de focos de trabalho escravo e do acometimento de acidentes que são reflexo das péssimas condições de trabalho no Brasil.
Contudo, a discussão da violência moral no trabalho é recente. Conta a história que somente em novembro/2000, a Folha de São Paulo publicou a primeira matéria sobre o tema, divulgando a pesquisa realizada na PUC / SP, sob o título “Uma Jornada de Humilhações”.
é a exposição de trabalhadores a situações de constrangimentos, repetidos e prolongados, que vem caracterizando uma nova modalidade de adoecer no trabalho. Relações desumanas e aéticas de longa duração desestabilizam pessoas e ambientes de trabalho, acarretando prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e para a organização.
A luta pela recuperação da dignidade e da autoestima passa por resistir, dar visibilidade ao problema e procurar apoio, bem como depende de informação, organização e mobilização dos trabalhadores. Através da Cartilha sobre Assédio Moral 2013, o Portal da Saude do RJ disponibiliza um importante instrumento para auxiliar os servidores públicos estaduais na luta pela sua saúde.
Para realizar o download da Cartilha sobre Assédio Moral 2013, clique aqui.
Fonte: Revista Proteção