Data: 24 de julho
A Fundacentro, no estado da Bahia, realiza de 7 a 9 de agosto, o curso Professores: Limites e Possibilidades na Construção de um Trabalho mais Saudável, das 8h às 17h, com o apoio da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia.
O evento tem como objetivos discutir o trabalho de professores e suas relações com a saúde, especialmente a saúde psíquica, e apontar para as possibilidades individuais e coletivas na direção de um trabalho mais saudável.
Durante três dias serão realizados trabalhos em grupo acerca dos temas: Trabalho de Professores e Relações com a Saúde Psíquica; Limites e Possibilidades na Construção de um Trabalho mais Saudável, além de exposições interativas.
O curso é coordenado pela tecnologista, Maria Lúcia Lino e o evento terá como coordenadora técnica e docente a tecnologista, Maria Engrácia Chaves, médica do trabalho, Mestra em Saúde Comunitária com Formação em Psicanálise, ambas da Fundacentro na Bahia.
As vagas do curso (25) são destinadas a professores de ensino médio de escolas públicas e líderes sindicais dessa categoria (APLB). A inscrição será a doação de um pacote de fraldas geriátricas, que serão repassadas para instituição filantrópica de atenção ao idoso.
O evento será realizado na sede Fundacentro – CRBA, situada à rua Alceu Amoroso Lima, nº 142, avenida Tancredo Neves, Salvador – BA (em frente ao Centro Médico Iguatemi). Inscrições serão feitas pelo telefone (71) 4009-8350 ou pelo e-mail secretariaaplb@gmail.com – APLB Sindicato. Outras informações: telefone: (71) 3272-8850 ou pelo e-mail: kylyanaqueiroz@fundacentro-ba.gov.br
João Pessoa
O Seminário Saúde Mental, Relações de Trabalho e Adoecimento acontece nos dias 13 e 14 de agosto no auditório do Sesi em João Pessoa/PB. O evento, realizado pelo CPR-PB (Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba), conta com o apoio da Fundacentro de Pernambuco.
Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamento do trabalho, segundo a Previdência Social. “A realização de um evento sobre o tema ‘saúde mental e relações de trabalho’ foi fruto das várias discussões ocorridas no âmbito das reuniões ordinárias do CPR-PB, a partir de demanda levantada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa”, explica o educador da Fundacentro e coordenador do CPR�PB, José Hélio Lopes.
A programação traz discussões sobre trabalho contemporâneo, precarização e saúde mental; assédio moral no trabalho; visão sindical e empresarial frente à qualidade nas relações de trabalho; e sustentabilidade do ser.
Para se inscrever deve-se acessar o site da Fiepb (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba). O evento também conta com o apoio Sesi-PB (Serviço Social da Indústria da Paraíba), Sinduscon-João Pessoa (Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba), CREA-PB (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba), Casa do Construtor e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de João Pessoa.
Mais informações (83) 2108-8750.
Fonte: Fundacentro