Data: 10 de julho
Presente no amálgama dentário, fabricação de equipamentos hospitalares, lâmpadas fluorescentes, baterias e pilhas e em todo o ciclo de atividades do trabalhador, o mercúrio será tema de Seminário a ser realizado na Fundacentro em São Paulo.
O mercúrio é conhecido há décadas pelos seus efeitos nocivos e seus compostos, incluindo a contaminação ambiental e os efeitos à saúde humana, tais como, danos neurológicos, renal, pulmonar e por meio da cadeia alimentar. No final dos anos cinquenta e inicio dos anos sessenta, a saúde dos pescadores e da população da região da Baia de Minamata, Japão, foi afetada por uma poluição industrial.
Em janeiro de 2013 em Genebra, Suiça, durante a realização da quinta reunião promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) sobre o tema, cerca de 140 países discutiram e aprovaram o texto da Convenção de Minamata, relativa ao controle, restrição e banimento do uso do mercúrio, em alguns casos. Essa convenção traz impactos aos setores da indústria, saúde, trabalho, meio ambiente e outras atividades onde o mercúrio e seus compostos possam estar presentes.
Em dois únicos dias, 6 e 7 de agosto, especialistas irão incluir na pauta de discussões do Seminário, recomendação para o desenvolvimento de ações de acordo com a Convenção de Minamata para a saúde do trabalhador.
No evento será apresentado o panorama nacional e internacional onde se inserem as discussões sobre o mercúrio, informações toxicológicas, medidas mitigadoras e de controle ambiental.
Para o coordenador do Seminário, Fernando Sobrinho, o evento tem como principal objetivo discutir as propostas e estratégias para a implementação da Convenção de Minamata no país. “A Fundacentro enquanto instituição participou das discussões da elaboração da Convenção e o país necessita de uma legislação especifica na área”, ressalta o pesquisador.
As inscrições estão abertas no site da Fundacentro – eventos – calendário mês de agosto, ou pelos telefones: 11 3066-6368 / 3066-6323, ou e-mail: sev@fundacentro.gov.br
A taxa de inscrição consiste na entrega, no dia do evento, de 1kg de alimento não perecível.
Fonte: Fundacentro