Data: 2 de julho
O Corpo de Bombeiros retomou por volta das 7h da terça-feira (2) as buscas por vítimas do acidente na obra do novo anel viário de Piracicaba (SP). Após a queda de uma viga de sustentação da ponte em construção no local, na segunda-feira (1), cinco operários ficaram feridos, dois estão desaparecidos e três morreram, mas seus corpos ainda estavam dentro do Rio Piracicaba até o fechamento desta reportagem.
Os três corpos estão submersos e presos a estruturas de ferro e concreto que pesam 80 toneladas, segundo os bombeiros. Além das buscas pelos dois funcionários desaparecidos, nesta terça continuam as operações para retirada dos corpos.
A empresa responsável pelas obras está atrás de equipamentos que ajudem na remoção das estruturas que prendem os cadáveres, de acordo com informações do setor de comunicação social dos bombeiros. Este foi o segundo acidente na obra desde maio, quando dois funcionários ficaram feridos e pendurados a 15 metros do chão após o rompimento de um cabo de sustentação.
Equipes do Sindicato da Construção e do Ministério Público do Trabalho vistoriaram o local nesta segunda e o Ministério do Trabalho e Emprego ordenou a interdição das obras por tempo indeterminado.
Em nota enviada no início da noite desta segunda-feira, a concessionária Rodovias do Tietê, contratada pelo governo do Estado para expandir a malha rodoviária na região, informou que “lamenta o acidente” e considera-o “uma fatalidade”. A empresa relatou ainda que vai aguardar os laudos da Polícia Civil e do Ministério do Trabalho sobre as causas do acidente.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que enviou uma equipe técnica para acompanhar o caso. “Neste acidente, constatou-se que a empresa responsável tem condições securitárias em ordem, ou seja, há uma apólice em vigência para preservar os direitos das vítimas. A Artesp vai aguardar a apuração do ocorrido pela Polícia Científica”,informou a agência em nota.
Sobre a obra
A concessionária Rodovias do Tietê iniciou a construção do novo anel viário de Piracicaba em 2011 e prevê concluir o projeto no final deste ano. O investimento chega a R$ 79 milhões. O contorno terá 9 quilômetros, 7 viadutos, uma ponte sobre o Rio Piracicaba e dois dispositivos de acesso e retorno. Quando inaugurado, o trecho deve receber 12 mil veículos por dia. A obra, segundo a concessionária responsável, é executada por empreiteiras contratadas.
O anel viário de Piracicaba vai interligar as rodovias do Açúcar (SP-308), Luiz de Queiroz (SP-304), Fausto Santomauro (127) e Deputado Laércio Corte (SP-147). A SP-308 liga Salto a Piracicaba e a SP-304, Piracicaba a Americana. Já a SP-127 serve de acesso entre Piracicaba e Rio Claro e a SP-147, de Piracicaba a Limeira.
Fonte: Revista Proteção