Data: 3 de julho
Médicos e residentes de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, protestaram na manhã desta quarta-feira (3) pedindo mudanças na carreira e melhorias na saúde pública. Eles se reuniram em frente ao Hospital Universitário e deram um abraço simbólico no prédio. Oa manifestantes pediram ainda a aprovação da PEC 454, que cria a carreira médica, e postaram-se contra a contratação de profissionais de outros países sem a necessidade de realização de prova para validação do diploma.
Com cartazes, faixas pretas nos braços e narizes de palhaço, os médicos e residentes de Santa Maria aderiram à paralisação nacional da categoria. A manifestação durou duas horas. Em alguns momentos, chegaram a bloquear a porta de entrada da universidade. De acordo com a direção do hospital, nenhum paciente deixou de ser atendido.
Outras reivindicações também foram feitas durante o protesto. Uma delas foi a abertura de concurso para o preenchimento de 20 vagas para docente do curso de medicina. Querem ainda que seja respeitado o horário de plantão, a presença de um médico professor durante os atendimentos à população e uma maior destinação de verbas públicas para a saúde.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), a infraestrutura do Hospital Universitário é precária e faltam leitos para atender toda a comunidade da região.
Fonte: G1