Data: 10 de junho
Nesta quarta-feira (12), em alusão ao Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE/MG) e o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa) realizam o lançamento da campanha direcionada ao combate do trabalho infantil doméstico “Tem Criança que Nunca pode ser Criança: Trabalho Infantil Doméstico é Proibido para Pessoas com menos de 18 anos.”
Na solenidade, prefeitos e gestores da Assistência Social da Região Metropolitana de Belo Horizonte assinarão o Termo de Compromisso para Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, com ênfase nos mega eventos. Para a coordenadora do Fectipa, Elvira Cosendey, é importante renovar com os novos prefeitos o comprometimento com a infância e juventude.
“Nesses próximos quatro anos teremos a Copa das Confederações este ano, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2015. Esses eventos vão impactar o turismo dos municípios da região metropolitana de Belo Horizonte o que pode aumentar a exploração do trabalho, a violência sexual, abandono de crianças e adolescentes, dentre outras violações”, avalia Elvira Cosendey.
Trabalho Infantil Doméstico – De acordo com o Censo de 2010, o Trabalho Infantil Doméstico atingiu 252.322 brasileiros dos 10 aos 17 anos. Segundo levantamento realizado pela Seção de Fiscalização do Trabalho da SRTE/MG, com base neste Censo, o estado de Minas Gerais registrou nas cidades mineiras 34.699 crianças e adolescentes trabalhando em tarefas domésticas, sendo que 94% (31.269) são meninas. Somente em Belo Horizonte estão concentrados 1.780 jovens, deste total a maioria absoluta são meninas. (1.483).
Serviço:
Assunto: Lançamento da campanha: “Tem Criança que Nunca pode ser Criança: Trabalho Infantil Doméstico é Proibido para Pessoas com menos de 18 anos.”
Local: Auditório da SRTE/MG – Rua Tamoios, 596 – 10.º andar
Data: 12/06
Horário: 9h às 12h
Fonte: Ministério do Trabalho