Data: 15 de maio
Um operário caiu do telhado de uma obra em construção na estrada do Maguari, no município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, na última terça-feira (14). Segundo testemunhas, Raimundo Nonato da Silva não estaria usando equipamentos de proteção. Ele foi encaminhado para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, que informou que o quadro de saúde do trabalhador é estável.
O operário trabalhava na montagem do telhado de uma casa do condomínio residencial quando se desequilibrou e desabou de uma altura de cerca de 4 metros. Ele estaria sem equipamentos de proteção e caiu em cima de uma estrutura de madeira, sofrendo ferimentos leves.Testemunhas contaram que Raimundo ficou desacordado por aproximadamente 40 minutos, até a chegada do resgate.
A construção do condomínio residencial começou há mais de um ano. Cerca de 30 operários trabalham no local. Segundo o Sindicado da Construção Civil de Ananindeua, desde abril foram identificadas irregularidades na obra, entre elas a falta de equipamentos de segurança para os trabalhadores.
“Bota, luva, capacete, protetor auricular, trabalhador descalço no canteiro da obra. Porque a empresa não fornece (os equipamentos). Nesse canteiro de obras a solicitação não está sendo atendida”,disse Oswaldo Dias, do sindicato.
Ainda de acordo com o Sindicado, pelo menos 10 acidentes acontecem por mês com operários no município.
A empresa responsável pela obra foi procurada para prestar esclarecimentos sobre o acidente, mas ninguém foi localizado. O Hospital Metropolitano informou que o operário está consciente, estável e em observação.
Fonte: Revista Proteção