Data: 23 de abril
O governador Silval Barbosa assinou um decreto nesta segunda-feira (22), pelo qual o Governo de Mato Grosso se compromete a contratar empresas terceirizadas cujos servidores estejam capacitados em saúde e segurança do trabalho. O decreto foi assinado como parte das ações da Semana Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, organizada pelo Tribunal Regional de Trabalho e que vai até a próxima sexta-feira (26).
Para a secretária-adjunta de Trabalho e Emprego, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Vanessa Rosin, o decreto mostra o comprometimento do governo com a prevenção de acidentes de trabalho. “Desde 2008 a Setas desenvolve uma agenda com ações específicas para a segurança no trabalho. Este decreto constrói um arco com outras instituições para evitar acidentes de trabalho em nosso estado”,disse.
O Governo do Estado também assinou um convênio, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com o TRT, para que os magistrados e servidores do Tribunal possam ministrar palestras sobre a prevenção de acidentes nas escolas da rede estadual. Para o titular da Seduc, Ságuas Moraes,”a medida é positiva porque a prevenção sempre passa pela escola”. Segundo ele, a intenção é que as palestras passem por todas as 38 comarcas do TRT no Estado.
O presidente do Tribunal, Tarcísio Valente, disse que a intenção da Semana de Prevenção é buscar a conscientização sobre a importância do trabalho seguro. “Mato Grosso ainda é o líder nacional de acidentes de trabalho e esses acidentes trazem um custo enorme, financeiro e emocional, para os acidentados e seus familiares”,disse.
Também estiveram presentes durante as assinaturas a secretaria de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa e o vice-presidente do TRT, Edson Bueno de Souza.
Fonte: Revista Proteção