INSS do Vale do Paraíba afasta 13 pessoas por dia vítimas de acidentes no trabalho

INSS do Vale do Paraíba afasta 13 pessoas por dia vítimas de acidentes no trabalho

Data: 24 de fevereiro

Não é praticando esporte, nem correndo um risco. Cada vez mais, moradores da região ficam feridos após sofrerem acidentes durante o trabalho. Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostram que foram concedidos 5.009 auxílios-doença por acidente de trabalho em 2012 no Vale do Paraíba – uma média de 13 trabalhadores machucados por dia.

O levantamento, feito a pedido do G1, envolve 14 dos principais municípios da região, como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Guaratinguetá e Pindamonhangaba e mostra ainda que no ano passado 10 pessoas receberam pensão por morte de acidente de trabalho. O balanço engloba ainda os municípios de Aparecida, Caçapava, Cruzeiro, Lorena, Campos do Jordão, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Cachoeira Paulista.

Segundo o INSS, os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores são ferimentos no punho e nas mãos, fraturas e dores nas costas. “As principais causas ainda são coluna vertebral, principalmente, a região lombar. Tem bastante problema com cargas, levantamentos, que comprometem a coluna, ombro é outra área bastante acometida e membros superiores em geral, cotovelo e punho”,disse o fisioterapeuta Luciano Rosa.

Estes problemas nem sempre são simples. O funcionário Oscar Leônidas está afastado há mais de um ano do trabalho após travar a coluna no trabalho. “Tive que procurar o médico e agora estou fazendo fisioterapia. Faço bastante e tem melhorado agora”,relatou Oscar.

Para Alex Souza que trabalhava em uma fábrica de usinagem a situação é ainda mais grave – ele está afastado há 10 anos. Isso porque durante um procedimento de limpeza, ele perdeu dois dedos da mão esquerda. A máquina que o trabalhador limpava não tinha equipamentos de segurança. “A serra cortou direto. Eram barras de alumínio bem grossas e do jeito que pegou, cortou. Eu nem vi. A mangueira de ar caiu no chão e quando eu fui pegar ela de novo que eu percebi que tinha cortado”,disse.

Prevenção
Para diminuir esses números, indústrias de São José dos Campos têm apostado na prevenção de acidentes. Em uma empresa da cidade, todos os funcionários são treinados e recebem noções básicas sobre como evitar acidentes de trabalho.

O técnico de segurança de trabalho, Luciano Bustamante Delmonte, disse que o funcionário tem que saber o risco da atividade que ele está executando. “Acima de tudo, ele tem que estar capacitado pra fazer a atividade à qual ele foi designado. Por isso, montamos ao longo do ano módulos específicos de treinamento voltados tanto para área do trabalho, para a área ambiental como pra saúde também”,disse.

Fonte: G1

Por |2013-02-25T12:40:17-03:0025 de fevereiro de 2013|Notícias|