Data: 10 de janeiro
Um trabalhador da construção civil de 41 anos morreu ao ficar preso em um poço de elevador em um canteiro de obras localizado na Avenida Garibaldi, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (10), de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (Sintracom) na Bahia. Cerca de 100 operários trabalham nas obras do empreendimento, que estão em fase inicial.
A vítima é natural da cidade de Maragogipe, no recôncavo baiano, e morava no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, de acordo com o sindicato. “Ele estava trabalhando nas formas, que são um tipo de viga que bota a tábua para enchê-la de concreto, no chão. Em suas costas, tinha um bucaro que vai ser o poço do elevador. Esse local devia estar isolado, por tem muito ferro pontiagudo. Então ele se delequilibrou e caiu no buraco”, explicou o presidente da entidade, Arilson Ferreira.
Por conta do acidente, os operários, com apoio do sindicato, interromperam o trabalho no canteiro e aguardam a perícia. Segundo o sindicato, com base no relato dos colegas, a vítima foi levada pelo Samu e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE). O HGE informou que o óbito ocorreu após a entrada da vítima na unidade, em decorrência de lesões de trauma, após a queda do andaime. Ele exercia a função de ajudante prático de carpinteiro.
O Sintracom informa que nos anos de 2011 e 2012 foram registradas 99 acidentes de trabalho em canteiros de obras, com total de 22 mortes. Este caso é o primeiro de 2013.
Fonte: G1 Bahia