Número de acidentes em trabalho portuário no PR cai 50%

Número de acidentes em trabalho portuário no PR cai 50%

Data: 26 de novembro

O número de acidentes no trabalho caiu mais de 50% nos portos do Paraná desde 2010. Foram 166 casos naquele ano, 116 em 2011 e 80 de janeiro a outubro deste ano. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (26) na abertura da 12.ª; Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP).

A queda é gradativa e está diretamente ligada aos esforços da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para tornar o local mais seguro. “A Appa, em parceria com o órgão Gestor de Mão de Obra e todos os operadores que atuam nas atividades portuárias, tem procurado aumentar a segurança, cuidando da iluminação, limpeza, oferecendo equipamentos de proteção coletivos e, principalmente, com a conscientização dos trabalhadores sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individuais”, afirma o diretor empresarial, Lourenço Fregonese.

De acordo com o gerente operacional do órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), Manoel Rubens Magalhães Filho, do total de acidentes no trabalho portuário, menos de 5% são casos graves, com morte ou afastamento por mais de 15 dias. “é uma porcentagem pequena, mas que ainda preocupa. Muitas vezes, acidentes acontecem com trabalhadores experientes, mas que acabam deixando de lado o cuidado devido à rotina”, comenta.

Semana

Aberta nesta segunda-feira (26), a 12ª; SIPATP realiza palestras todas as manhãs, das 9h às 11h, no Armazém 5C, no ponto de chamada da Estiva, no Porto de Paranaguá. A palestra de abertura, “Segurança no trabalho e uso de EPIs (equipamentos de proteção individuao)”, foi com Bruno Mangolin Barbosa, professor do curso de Técnico em Segurança do Senai/Sesi. Ele tratou, principalmente, sobre os equipamentos de proteção auditiva e respiratória.

“Os trabalhadores, às vezes, deixam de usar os equipamentos por julgar que são menos necessários que os outros. Porém, esquecem que os riscos e problemas gerados pelo barulho e poeira excessivos são cumulativos e geram perdas ao longo dos anos”, lembra o professor.

Durante o primeiro dia, os trabalhadores fizeram ginástica laboral e concorreram a brindes oferecidos com o apoio de empresas que atuam nas atividades portuárias. A 12ª; SIPATP vai até sexta-feira (29). O tema este ano é “No trabalho, no trajeto ou no lar, segurança em primeiro lugar!”.

Nesta terça-feira (27), as palestras serão sobre “DST, aids, tabagismo e álcool”, com profissionais da Unimed. Os próximos temas a serem trabalhados na SIPATP serão ergonomia, motivação e alimentação saudável.

Fonte: Revista Proteção

Por |2012-11-28T12:10:06-02:0028 de novembro de 2012|Notícias|