Data: 12 de novembro
Salvador/BA- Dois operários de uma obra no bairro do Imbuí, em Salvador, sofreram uma queda de uma altura de cerca de dez metros na tarde desta segunda-feira (12), segundo informações Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA), que representa a categoria. De acordo com informações de Nivaldo Cardoso, um dos sócios da Torres Engenharia, proprietária do empreendimento, os operários são contratados terceirizados e receberam assistência médica. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.
O diretor da comissão de saúde do sindicato, Airaldo Martins, relatou ao G1 que o acidente ocorreu por volta das 14h30 e vitimou o carpinteiro José dos Santos Conceição, 34 anos, e o ajudante de carpinteiro Ramon Luís Cavalcanti, 27 anos. Segundo o sindicato, os dois foram atendidos pelo Samu e levados conscientes para uma unidade de saúde no bairro de Marback. As causas do acidente serão investigadas. “Quando chegamos, encontramos os dois trabalhadores caídos. Um estava caído na primeira laje e o outro abaixo da primeira laje”, afirma Airaldo.
Segundo dados do Sintracom, ocorreram 84 feridos e três mortes de trabalhadores da construção civil este ano em Salvador. “Esses são números que o sindicato registrou. Tem ainda os casos que o sindicato não toma conhecimento”, diz o sindicalista.
Outro acidente
O operário Joel de Souza Santos Filho, que morreu ao cair do 12º andar de um prédio na manhã da sexta-feira (9), em Salvador, foi enterrado às 11h do sábado (10), no cemitério de Pirajá, segundo informações do Sintracom. Nesta segunda-feira (12), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE/BA), informou que iniciou a investigação do acidente.
Segundo a SRTE, a obra foi parcialmente embargada por causa das irregularidades identificadas na inspeção. “Especialmente, no que se refere aos sistemas de sustentação e fixação das cadeiras e andaimes suspensos que estavam em uso”, indica a nota enviada pela Superintendência.
Joel era pintor e trabalhava no condomínio Ikê, localizado no bairro do Imbuí, no momento do acidente. De acordo com o sindicato da categoria, o trabalhador caiu com o balancim, cadeira usada para pintura, de uma altura de 45 a 48 metros.
“Ninguém sabe o que aconteceu. Só vi cair. Ele estava pintando a fachada do prédio. Parece que a corda quebrou”, afirmou Raimundo Pereira, funcionário da obra.
Depois do acidente, os trabalhadores foram liberados do expediente. A PDG, construtora responsável pelo empreendimento, disse por meio de nota que as informações solicitadas pela polícia estão sendo fornecidas. Ainda em nota, a empresa lamenta o ocorrido e informa que a vítima do acidente trabalhava para a terceirizada Irafran.
Fonte: Revista Proteção