Data: 24 de setembro
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou na manhã desta segunda-feira (24) no canteiro de obras da Arena do Grêmio, na Zona Norte de Porto Alegre, um ato público pela segurança do trabalho. O presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, João Oreste Dalazen, discursou para cerca de 4 mil trabalhadores no evento, que também contou com representantes da Grêmio Empreendimentos, empresa que gere a construção, e de personalidades esportivas do Rio Grande do Sul.
Com 92% da obra concluída, a Arena do Grêmio não registrou um único acidente fatal, conforme o próprio TST. O presidente do tribunal pediu cuidado com o excesso de confiança. “Um cenário de alegria pode se transformar em um cenário de profunda tristeza”, avisa.
O evento também contou com a presença do ex-goleiro Danrlei, hoje deputado federal pelo PSD gaúcho. Ao pedir aos trabalhadores para usarem os equipamentos de segurança, o político lembrou que, ainda no início da carreira no Grêmio, o então técnico Luiz Felipe Scolari o proibiu de participar do treino por ele não ter o equipamento adequado. “O agradeço por ter aquela atitude comigo. A partir daquele momento, não saí mais do vestiário sem meus equipamentos de trabalho”, disse.
Participaram também o presidente do Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, os judocas Mayra Aguiar e Felipe Kitadai e o ex-jogador de vôlei Paulão. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Isabelino Garcia, demonstrou preocupação maior com obras de menor importância, onde, segundo ele, trabalhadores estão sendo “mutilados”.
Fonte: G1