A Itaipu é a primeira empresa do País a aderir ao Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, veio a Foz do Iguaçu (PR) nesta sexta-feira (24) para assinar o termo, que já foi corroborado por diversas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.
O Programa Trabalho Seguro tem como objetivo formular e executar projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Com a assinatura do acordo, Itaipu passa a fazer parte dessas ações, levando propostas e experiências a serem compartilhadas com outras empresas.
A binacional se compromete ainda a informar seus dados relativos a acidentes e doenças do trabalho ao Tribunal. Os números desse levantamento farão parte de um banco nacional de informações sobre o tema. Segundo o ministro, a construção deste banco permitirá o desenvolvimento de políticas de segurança dos trabalhadores mais efetivas e eficazes.
No lado brasileiro de Itaipu, que tem quase 1.500 empregados, não há acidentes de trabalho fatais desde 2009. A gerente da Divisão de Medicina do Trabalho, a médica Fernanda Cabral Schveitzer, fez uma breve apresentação sobre as ações e projetos desenvolvidos pela binacional na área da saúde do trabalhador, entre eles o Programa de Conservação Auditiva (PCA), o Reviver, a Sipat e a ginástica laboral, entre outros.