CBMGO terá curso de prevenção de acidentes com crianças

CBMGO terá curso de prevenção de acidentes com crianças

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) promove, a partir de segunda-feira, dia 6, uma campanha de prevenção de acidentes com crianças no ambiente doméstico. O lançamento da ação será, às 8 horas, no 8º Batalhão Bombeiro Militar, no Parque Amazônia em Goiânia.

Até sábado, dia 11, a população de Goiânia terá a oportunidade de participar de minicursos e palestras gratuitas sobre temas como engasgamentos, quedas, choques elétricos, envenenamentos e intoxicações, queimaduras, afogamentos, entre outros. As palestras acontecerão em áreas de concentração de pessoas na capital, como: Shopping Centers, grandes terminais, praças etc.

Nas últimas semanas, uma série de acidentes envolvendo crianças ganhou grande repercussão em Goiás. O que mais chocou foi que na maioria dos casos medidas simples de segurança poderiam ter evitado os acidentes. Durante os minicursos, que serão itinerantes, a população poderá tirar as principais dúvidas com os Bombeiros sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar das crianças, em especial no ambiente doméstico.

Segundo o Ministério da Saúde, 67% das crianças de zero a dez anos se acidentam dentro da própria casa. Embora exista o conforto do lar, uma casa pode esconder vários perigos. Especialistas apontam que a cozinha é a grande vilã dentro do lar por ser um local que reúne vários riscos.

Um adulto deve observar tudo e evitar pisos molhados, facas guardadas em gavetas e armários baixos, além de produtos de limpeza expostos e panelas no fogão. Os choques elétricos também são comuns, por isso um dos principais alertas é usar protetores nas tomadas, para que as crianças não tenham contato com a corrente elétrica.

Entre os acidentes envolvendo crianças nas últimas semanas em Goiás, os afogamentos, inclusive com a morte de um bebê, foram os que mais chocaram. Segundo levantamento da ONG Criança Segura – feito a partir de dados sobre mortalidade do Ministério da Saúde -, o afogamento ainda ocupa o segundo lugar no ranking de mortes de crianças por acidentes no Brasil (a primeira causa é o trânsito). O tema terá atenção especial durante a campanha do CBMGO que pretende envolver toda a comunidade goianiense.

Por |2012-08-01T16:16:46-03:001 de agosto de 2012|Notícias|