Data: 25/06/2012
Por meio do Setor Assistência Integrada à Saúde do Servidor, e em parceria com a equipe de Promoção a Saúde do SIASS (Subsistema Integrado de Assistência a Saúde do Servidor Público Federal) e Vigilância do Ambiente de Trabalho, o enfermeiro do trabalho Valdemir Leandro esteve, no último dia 11.06, na Sede da Suest-MS realizando aferição da pressão arterial dos colaboradores, dando continuidade aos trabalhos realizados na prevenção aos agravos da saúde no ambiente de trabalho.
Já no dia 18.06, o enfermeiro realizou no Setor de Transporte – Sotra e Almoxarifado, avaliação da saúde dos colaboradores ali lotados. Na oportunidade, foram observados os parâmetros indicativos de comprometimento cardiovascular e erro metabólico: Pressão Arterial, índice de Massa Corpórea (IMC) e Avaliação Antropométrica (Circunferência da Cintura e Quadril (RCQ).
De acordo com as análises já atingidas por esses levantamentos, “os resultados encontrados demonstraram que 53% dos participantes apresentaram hipertensão, representando um aumento de 12% em relação à avaliação realizada em 2011”, afirma o enfermeiro Valdemir Leandro. Segundo os estudos, a obesidade foi observada em 59% e a relação cintura-quadril estava alterada em 53% dos servidores. Ambos os fatores contribuem para o aumento de hipertensão, dislipidemias e doenças coronarianas.
“Para que esses agravos sejam contidos, medidas de acompanhamento estão sendo tomadas, como campanhas pela boa qualidade de vida, caminhadas com os servidores e ginástica laboral”, revela a assistente social da Funasa de MS Denize Soares, responsável pelas ações de mobilização de prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores da Suest-MS.
O superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, ressalta que “a promoção e proteção da saúde do trabalhador proporciona uma vida melhor e provavelmente mais longa, com melhor saúde física e principalmente mais feliz dentro do ambiente de trabalho”.
Fonte: Jornal Agora MS