Data: 22/06/2012
O desemprego e trabalho decente foi tema de um painel organizado pelo governo do Rio de Janeiro sob o título geral “As Nações Unidas e a Cooperação Internacional sobre o Desenvolvimento” no dia 16 de junho. “O trabalho decente está no centro da discussão do desenvolvimento sustentável”, acredita a diretora da OIT Brasil, Laís Abramo.
Durante o evento, foram destacados o Plano Nacional de Trabalho Decente, lançado no Brasil em 2010 e construído de forma tripartite. Outro documento citado foi o relatório do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) sobre trabalho decente e desenvolvimento sustentável.
“O trabalho decente é um objetivo político que contribui para a democracia. No Brasil, tivemos o crescimento do emprego formal e da renda dos trabalhadores”, avalia o secretário de políticas públicas de emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego.
Do lado dos trabalhadores, a secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane da Silva, destacou a ralização das conferências municipais e estaduais de trabalho decente. “De norte ao sul do Brasil, reuniram-se trabalhadores, empregadores e governo, onde marcamos nossas posições”, garante. Agora,aguarda-se a realização da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, entre os dias 7 e 11 de agosto deste ano.
Representando os empregadores, o diretor da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Ivo Dall’Acqua Júnior, completa: “é importante a inclusão das pessoas com deficiência. Temos que inverstir na educação com enfoque no trabalho. Temos que oferecer aos outros as mesmas oportunidades”.
Fonte: Fundacentro (Cristiane Reimberg)