Data: 3 de abril de 2012
Mato Grosso lidera o ranking de mortes por acidente no trabalho no país. Enquanto a média nacional é de 13 casos por 100 mil habitantes, a mato-grossense é de 44.
Devido a estes altos números, o senador Jayme Campos (DEM) anunciou, em discurso da tribuna do Senado Federal, ontem à tarde, que apresentará projeto de lei com o objetivo de reduzir este índice em todo país.
Pela proposta, a empresa com mais de uma morte de empregado por ano estará impedida de participar de licitações públicas, além de contratar financiamentos bancários. O assunto é polêmico, mas, segundo ele, visa punir os empreendimentos que apresentem registros de mortes acima da média.
O senador informou que, de 2006 a 2009, foram registrados 551 óbitos no Mato Grosso, conforme dados do Ministério da Previdência Social. No mesmo período, o Brasil registrou quase 11 mil mortes. Os setores de transporte, agropecuária e construção civil são os que mais registram acidentes fatais. “Estamos vendo a consolidação do país como uma potência mundial, mas não conseguimos ver o ser humano que impulsiona essa grandeza”, discursou.
Ele disse que especialistas apontam a negligência do empregador como a principal causa destas mortes, devido à falta de equipamentos de proteção individual e treinamento adequado.
Fonte: Só Notícias