Atestado digital lançado em SP é pioneiro no Brasil

Atestado digital lançado em SP é pioneiro no Brasil

Data: 27/03/2012

A Associação Paulista de Medicina (APM) lançou no dia 02/04 uma versão digital dos atestados médicos. Além de permitir a redução do consumo de recursos materiais, especialmente de papel, os “e-atestados” devem auxiliar no combate às fraudes no sistema de saúde.

Segundo a APM, o atestado digital é pioneiro no mercado brasileiro e traz os seguintes benefícios: diminui o risco de médicos serem vítimas de fraudadores; assegura que os atestados sejam realmente emitidos por médicos e contenham informações verídicas; e ajuda, de forma ágil, a evitar que as doenças e afastamentos de empregados sejam contestados ou considerados duvidosos.

“É nosso dever social ajudar no combate a esse tipo de fraude”,afirma Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina. “Já estamos fechando parcerias com uma série de grandes empresas para a utilização de versão digital, que é, sem dúvida, uma defesa para médicos, pacientes e empresas”.

Para emitir um atestado digital, os médicos precisam do “e-CPF”. A partir deste documento, cada e-atestado gera um número extenso, chamado de hash. Esta combinação de números é única para cada documento e assegura a veracidade das informações contidas. Depois de emitidos, os atestados digitais podem ser consultados no próprio site da APM, para confirmar sua veracidade e informações. Ainda será possível imprimi-los para anexar em fichas médicas e trabalhistas. Dessa forma, a empresa pode checar se as informações do atestado são verdadeiras.

O atestado médico e o de saúde ocupacional, ambos produtos digitais da APM, poderão ser adquiridos tanto por médicos que atuam como pessoa física quanto por clínicas, hospitais e empresas.

Fonte: Uol Notícias

Por |2012-04-04T14:35:18-03:004 de abril de 2012|Notícias|