ICOH 2012 – Medicina do Trabalho em países em desenvolvimento

ICOH 2012 – Medicina do Trabalho em países em desenvolvimento

Data: 21 de março

Palestrante: Dr. Shyam Pingle (Vice-President of Medical & Occupational Health Services – Mumbai/India)

Tema: Changing the Role of Occupational Physician in Developing Countries: Urgent Need for a Makeover

Dr. Pingle fez um contra-ponto entre a atual prática da medicina do trabalho, onde o médico tem como foco a assistência dentro dos locais de trabalho ou, no máximo, a participação em programas de promoção de saúde e qualidade de vida, com a demanda atual da sociedade nos países em desenvolvimento.

Segundo o palestrante, as atuais expectativas sobre os médicos do trabalho é muito mais ampla. Espera-se que os profissionais estejam habilitados para conduzir avaliações de risco à saúde, monitoramento de exposição ocupacional, investigação e notificação de incidentes de saúde, avaliações de impacto à saúde humana, avaliações de aptidão para o trabalho, planos de resposta a emergências, auditorias e revisões gerenciais.

Dr. Pingle listou o que chamou de novas tendências o que os médicos do trabalho precisam enfrentar na prática profissional: redução da força de trabalho nas empresas, aumento de pequenas unidades de negócio e a terceirização. Há também as novas oportunidades com a chegada de multinacionais nos países em desenvolvimento, a globalização, o crescimento econômicos, o acesso a mais conhecimento e as oportunidades no estrangeiro.

A natureza do trabalho vem mudando. Não basta ser médico, é preciso ser líder, gerente, guardião da saúde, segurança e meio ambiente. é preciso haver integração multidisciplinar e transdiciplinar com higienistas, engenheiros, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros.

O médico do trabalho atual é parte integrante e atuante de um time de saúde, segurança e meio ambiente, interagindo com diferentes stakeholders (partes interessadas) como empregados, sindicatos, autoridades governamentais, comunidades, etc).

Para ter sucesso é preciso saber mudar, inovar, ter estratégia e, por que não, desenvolver um marketing das ações de saúde ocupacional. é preciso ter conhecimento sólido e atualizado, desenvolver habilidades, ter paixão pelo que se faz e agir com ética e integridade.

Por |2012-03-22T11:55:04-03:0022 de março de 2012|Notícias|