ICOH 2012 – Drª Frida Fischer aborda a saúde de quem trabalha com saúde

ICOH 2012 – Drª Frida Fischer aborda a saúde de quem trabalha com saúde

Data: 20 de março

Palestrante: Drª; Frida Fischer (Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo)

Tema: Habilidade de trabalho de funcionários de hospitais: fatores associados

A Drª; Frida Fischer apresentou os dados de um estudo conduzido em um hospital na cidade de São Paulo, durante cinco anos, entre 1.153 trabalhadores de saúde, sendo 71% mulheres, com idade média de 34,6 anos.

Os dados preliminares indicam para uma alta demanda de esforços físicos, com distúrbios músculo-esqueléticos e transtornos mentais. A pesquisa enfocou a habilidade para o trabalho que indica o quão apto está um trabalhador para desempenhar sua função agora e em um futuro próximo.

Várias ferramentas, como questionários, foram disponibilizados para respostas online. Em geral, a habilidade para o trabalho foi considerada acima da média para a população geral, mas alguns problemas relacionados a saúde geral foram identificados.

Com base nos resultados do estudo, o hospital tomou uma série de ações preventivas, incorporando indicadores de saúde ao balance scorecard da instituição. Essas ações englobavam os níveis corporativo, do ambiente/condições de trabalho, do indivíduo e da coleta de dados.

A conclusão foi que a habilidade para o trabalho requer uma intervenção ampla, multiprofissional e focada na promoção da saúde, a partir de ações integradas. Drª; Frida encerrou dizendo que a parceria entre empresas e universidades pode fazer as coisas acontecerem, e que a habilidade para o trabalho contribui para um bom negócio.

Por |2012-03-21T11:44:11-03:0021 de março de 2012|Notícias|