Poeira gerada por desabamento pode causar danos à saúde, diz Secretaria

Poeira gerada por desabamento pode causar danos à saúde, diz Secretaria

Data: 27/01/2012

A poeira levantada pela remoção dos escombros, na tarde desta quinta-feira (26), nos arredores da Avenida 13 de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, após o desabamento de três prédios ocorrido na noite de quarta-feira (25) pode causar danos à saúde. A Secretaria estadual de Saúde informou que a orientação de especialistas é evitar contato com este tipo de substância.

De acordo com o médico Pedro Guimarães Coscarelli, da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalho da Secretaria de Estado de Saúde, o contato com essa poeira traz riscos de alergias e também pode causar danos aos olhos, às mucosas em geral e problemas respiratórios como sinusites, bronquites e crises de asma.

O médico informou que os trabalhadores que precisam atuar na área devem usar máscaras com filtros para pós e produtos químicos. Na avaliação de Coscarelli, pessoas que apenas transitaram pelo local e tiveram contato breve com a poeira não devem ter nenhum tipo de reação. Mas alertou que pessoas mais suscetíveis podem ter algum problema de saúde. Neste caso, elas devem procurar atendimento médico.

Os riscos podem ser agravados caso determinados produtos químicos tenham sido usados na construção dos prédios que desabaram, como o amianto, por exemplo.

O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta.

Fonte: O Globo

Por |2012-01-27T17:30:41-02:0027 de janeiro de 2012|Notícias|