Aeroviários da Força protestam em Congonhas antes do início oficial da greve

Aeroviários da Força protestam em Congonhas antes do início oficial da greve

Data: 22/12/2011

São Paulo – Aeroviários dos sindicatos da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo, filiada à Força Sindical, iniciaram esta quinta-feira (22) com manifestação no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, onde também será realizada uma assembleia a partir das 14h. Um grupo de 50 funcionários está mobilizado no pátio do aeroporto, segundo a federação. Está marcada para esta tarde audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac-CUT), a greve prevista para começar às 23h desta quinta está mantida, apesar das negociações com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) terem avançado nesta quarta-feira. A proposta salarial subiu de reajuste para 6,5%. Numa audiência de conciliação no TST, segunda-feira, os trabalhadores fecharam questão em 7%, mas as empresas se mantiveram intransigente e ofereceram apenas a reposição da inflação, de 6,17%.

Os trabalhadores começaram a campanha salarial reivindicando 10% para os salários e 14% para os pisos. As negociações, de acordo com a assessoria, estão acontecendo por telefone com as empresas aéreas.

A Fentac-CUT afirmou, em comunicado oficial nesta manhã, que foi informada apenas pela imprensa a respeito de uma liminar expedida pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, que impôs um limite máximo de 20% de participação de aeroviários e aeronautas na greve. A entidade ainda não havia sido oficialmente notificada.

A proposta patronal, as deliberações do TST e a decisão sobre o rumo do movimento serão discutidas nas assembleias em todo o país nesta quinta.

Fonte: ww.redebrasilatual.com.br

Por |2011-12-22T16:23:11-02:0022 de dezembro de 2011|Notícias|