Ministério do Trabalho pode interditar matadouros em Alagoas

Ministério do Trabalho pode interditar matadouros em Alagoas

Data: 27/09/2011

Em Macéio, capital de Alagoas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) aguarda um parecer da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) sobre as condições sanitárias em matadouros do município. O resultado do levantamento será divulgado esta semana, e avaliará se cerca de 70 abatedouros em 59 cidades devem ser fechados.

Em inspeção do MPT em diversos locais, agentes encontraram funcionários descalços e sem luvas em locais muito sujos. A situação gerou críticas às prefeituras. Caso as condições sanitárias não tenham mudado, a Superintendência Regional do Trabalho entrará com ação pública para fechar os estabelecimentos.

Greve nacional
Os trabalhadores das indústrias de alimentação aprovaram, em Congresso Nacional realizado em 21 de setembro, uma greve nacional no setor de frigoríficos, que será realizada ainda este ano. Segundo a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafi), a categoria faturou cerca de R$ 70 bi em 2010.

A mobilização para decidir o momento da greve começou em 22 de setembro. Mais de 500 mil profissionais reivindicam piso nacional de R$ 1.000 para a categoria, redução da jornada de trabalho e especificação das pausas de descanso durante o serviço. Além disso, a categoria reivindica redução da jornada de trabalho de 7 horas e 20 minutos para 6 horas; intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados e para o almoço; e a presença de um médico do trabalho, e não ligado à indústria, na empresa.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), essas medidas devem reduzir os altos índices de reclamações dos funcionários, relacionadas às lesões por esforço repetitivo (LER), alta umidade no local de trabalho e frio excessivo. A Confederação acredita que um acordo será selado entre trabalhadores e patrões até o dia 3 de outubro.

Fontes: Revista Proteção e UOL

Por |2011-09-27T11:48:57-03:0027 de setembro de 2011|Notícias|