OIT apresenta os indicadores de Trabalho Decente em oficina

OIT apresenta os indicadores de Trabalho Decente em oficina

Data: 02/08/2011

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizaram hoje (02) a Oficina de Capacitação e Análise de Indicadores de Trabalho Decente da região Centro-Oeste, em subsídio para a I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, em Campo Grande.

O técnico da OIT, José Ribeiro apresentou hoje de manhã os indicadores de trabalho decente com discussão de temas como: a definição do termo trabalho decente, nível de escolaridade no Brasil, perfil dos que estão na linha de pobreza, entre outros.

“Essa capacitação serve para instrumentalizar os técnicos envolvidos na Conferência Estadual e Distrital do Trabalho Decente, para desenvolver a temática e analise do trabalho decente, que servirá para elaborar diagnósticos Estaduais e Regionais à cerca do tema,” ressaltou José Ribeiro.

As oficinas têm objetivo em capacitar os técnicos diretamente envolvidos com a etapa de realização das conferências. A capacitação será direcionada para a construção e análise de indicadores de Trabalho Decente, com o intuito em contribuir para a construção de diagnósticos estaduais, territoriais, subregionais e municipais.

“Essas capacitações são necessárias para formular às políticas públicas e conhecer mais sobre o mundo do trabalho e o perfil do trabalhador”, definiu a especialista em políticas públicas em gestão governamental do Distrito Federal, Jaqueline Silva Santana.

O Governo do Estado para priorizar as políticas públicas, aderiu à convocação global para o debate do Trabalho Decente, junto ao Governo Federal onde envolve ações tais como: geração de trabalho e renda; segurança e saúde no trabalho; combate à discriminação; qualificação profissional e melhores condições de trabalho.

A I Conferência Estadual do MS será nos dias 17 e 18 de novembro e tem entre seus principais objetivos subsidiar a formulação de propostas de trabalho decente e promover o debate sobre as políticas públicas de emprego, trabalho e proteção social.

Além dos técnicos do Mato Grosso do Sul participaram do encontro representantes de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal para receberem uma formação direcionada. Cada estado terá uma Conferência Estadual, e em maio de 2012 será a I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD).

Fonte: MS Notícias

Por |2011-08-05T11:33:05-03:005 de agosto de 2011|Notícias|