Entidades lançam campanha de combate à exploração de trabalhadores em obras para a Copa

Entidades lançam campanha de combate à exploração de trabalhadores em obras para a Copa

Data: 02/08/2011

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sintepav-CE) e a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM) lançaram ontem, 1º de agosto a Campanha mundial de combate à exploração da mão de obra em canteiros de obras para a Copa do Mundo.

Lançada inicialmente na áfrica do Sul em 2010, a Campanha chegou ao Brasil com o objetivo de acompanhar a categoria da Construção Civil nos canteiros de obras das cidades sede.

Já foram visitadas as cidades do Rio de Janeiro, Cuiabá, Salvador e agora, foi a vez da capital Alencarina, Fortaleza/CE. Os trabalhadores do Estádio Castelão ouviram a palestra dos representantes da ICM no Brasil, Maurício Rombaldi e Edson Bernardes, que explicaram do que se trata a campanha e também do presidente do Sintepav-CE, Raimundo Nonato Gomes que reafirmou novamente com os companheiros do Castelão, seu compromisso com a luta pelo trabalho decente, condições de alojamento, salários justos, entre outras questões que atendem humanamente esses trabalhadores.

Para Raimundo, a campanha é fundamental para que os trabalhadores se sintam amparados. “Uma instituição de nível internacional, a qual nos filiamos, soma força com nossa central e com nosso sindicato, garantindo o acompanhamento em todas as esferas”, afirmou Raimundo durante a visita.

Para os trabalhadores, o dia foi de festa. “é muito bacana a gente ouvir uma palestra como essa e depois subir na arquibancada para tirar foto que vai para o mundo inteiro.” Afirmou a pedreira que posou alegremente para a foto oficial com o banner da campanha.

“Cartões Amarelos” foram distribuídos entre os trabalhadores com informações básicas sobre a ICM, sobre a parceria com o sindicato e sobre para quem vai o cartão amarelo, caso os direitos dos trabalhadores não sejam cumpridos.

Fonte: Assessoria de imprensa da Força Sindical do Ceará

Por |2011-08-05T11:39:21-03:005 de agosto de 2011|Notícias|