Servidores lotam o 1º Encontro de Cipeiros de Guarulhos

Servidores lotam o 1º Encontro de Cipeiros de Guarulhos

Data: 28/08/2011

Guarulhos/SP – Uma plateia de cerca de 200 servidores de diferentes secretarias lotou o 1º Encontro de Cipeiros da Prefeitura de Guarulhos, realizado, no dia 28 de julho, no Adamastor Centro. Além de comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho — celebrado no dia 27 de julho —, a iniciativa da Secretaria de Administração e Modernização visa promover a troca de experiências entre os membros das 28 Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) existentes na administração municipal e elaborar um plano de trabalho padronizado.

Para o secretário de Administração e Modernização, Vitor Kleber Almeida Santos, a ação vai ao encontro da política de saúde e segurança do trabalhador da Prefeitura. “O encontro é um importante espaço para troca de informações entre os cipeiros e gestores e para o aprofundamento da discussão sobre a prevenção de acidentes e saúde do trabalhador, que é um interesse comum da administração e dos servidores. O objetivo é fortalecer cada vez mais o papel das Cipas no ambiente de trabalho,” afirmou Vitor.

O papel das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes foi abordado pelo especialista e consultor de Segurança e Saúde no Trabalho, Cosmo Palásio de Moraes Junior. “A Cipa deve conciliar constantemente a realização do trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Para isso, as ações preventivas têm de ser úteis, eficazes e compreendidas tanto por quem as define como pelos que irão utilizá-las,” explicou Cosmo.

Segundo o especialista, a prática de prevenção precisa agregar valor que favoreça a não ocorrência de acidentes, devendo, portanto, ser simples e com grau de dificuldade compatível com a atividade. Ele acrescentou ainda que a medida prevencionista deve levar em consideração a disponibilidade de recursos (materiais e humanos) e de tempo bem como trazer benefícios visíveis que possam ser compreendidos pelos que executam as tarefas.

A Política de Saúde e Segurança do Trabalhador da Prefeitura foi instituída em 2009, com a finalidade de garantir ambiente e condições de trabalho seguro por meio de ações que eliminem e controlem riscos nocivos à saúde, buscando medidas preventivas.

Já as Cipas, foram implantadas na administração municipal em 1995 e contavam inicialmente com 44 funcionários. Atualmente, 300 servidores integram essas comissões nos mais diversos setores.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Por |2011-08-02T11:42:42-03:002 de agosto de 2011|Notícias|