Roraima: aumenta em 27% notificações de acidentes de trabalho

Roraima: aumenta em 27% notificações de acidentes de trabalho

Data: 25/07/2011

No Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), faz alerta aos trabalhadores quanto à importância de notificar casos de agravos e doenças de trabalho.

Roraima fechou o primeiro semestre de 2011 com 463 casos notificados de agravos e doenças relativas ao trabalho. No mesmo período do ano passado foram 336 notificações. Um aumento de 27,42%. As informações são do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan).

De acordo com a gerente do Cerest, Marta Anjos Lima, o aumento de notificações se deve as constantes capacitações realizadas pelas equipes do Cerest para os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital. “Eles foram orientados a fazerem as notificações dos casos de acidentes de trabalho”, afirma.

O Cerest realiza atendimentos de casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Quem procurar a unidade será recebido por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, assistente social, médico, psicólogo, fisioterapeuta, técnico em segurança do trabalho e cirurgião dentista.

A equipe da unidade atende qualquer tipo de trabalhadores com suspeita de agravos a saúde relacionada ao trabalho. Os serviços são ofertados aos trabalhadores, ou seja, podem ser autônomos, domésticas, trabalhadores rurais, funcionários de empresas privada e servidores públicos.

Segundo Marta, na unidade é verificado o nexo causal do agravo ou da doença. Para isso, é enviada uma equipe técnica para o local de trabalho do paciente. Os profissionais farão uma análise de toda a vida pregressa do trabalhador, na qual é verificada a função exercida pela pessoa, como os serviços que eram exercidos pelo trabalhador e por quanto tempo. Com isso, verificam se o problema apresentado pelo paciente está relacionado ao trabalho.

Marta destaca que os acidentes de trânsito no trajeto casa trabalho são classificados como acidentes de trabalho. Por isso, é importante que ao dar entrada na unidade de saúde, a pessoa deve comunicar o acidente para notificação. “Isso é importante para o trabalhador, pois se ele tiver alguma sequela, ele não poderá ser demitido”, explica.

Além de atendimentos ambulatoriais, o Cerest realiza o trabalho de orientação aos trabalhadores. Lá, eles são informados sobre seus direitos previdenciários. Quem precisar dos serviços oferecidos pelo Cerest pode procurar a unidade na Avenida Glaycon de Paiva, nº 1767, ba

Fonte: BV News

Por |2011-07-26T11:12:49-03:0026 de julho de 2011|Notícias|