Fiocruz lança o livro “Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea”

Fiocruz lança o livro “Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea”

Data: 03/06/2011

Lançamento da Editora Fiocruz, o livro Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea apresenta o estado da arte nessa área ao debater questões como a incorporação tecnológica e a globalização dos mercados, assim como a persistência de formas arcaicas de produção, a precarização do trabalho e a exclusão social.

A coletânea está dividida em quatro partes: Políticas e estratégias de vigilância e prevenção; Acidentes e agravos; Subjetividade e trabalho; e Trabalho em serviços e questões de gênero – onde os autores apresentam, por exemplo, estudos relativos aos trabalhadores da saúde, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS), e da educação.

“Olhamos a saúde do trabalhador do ponto de vista da saúde pública. O foco, portanto, é a saúde integral do trabalhador. Procuramos interpretar a origem das situações seja do ponto de vista tecnológico, econômico, social ou político. Dessa forma, não ficamos restritos aos locais de trabalho, seja no setor industrial, agrário ou de serviços. Nossa reflexão inclui os espaços de reprodução da força de trabalho, o que compreende a rua, as condições de vida, o acesso à saúde”,afirma o sociólogo Carlos Minayo, um dos organizadores do livro, ao lado dos médicos Jorge Mesquita Huet Machado e Paulo Gilvane Lopes Pena.

Serviço
Livro: Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea
Autores: Carlos Minayo, Jorge Mesquita Huet Machado e Paulo Gilvane Lopes Pena
Número de páginas: 540
Preço: R$ 60
Editora: Fiocruz
Contatos: (21) 3882-9039 / (21) 3882-9007 / editora@fiocruz.br

*Com informações da Editora Fiocruz

Por |2011-06-06T18:02:06-03:006 de junho de 2011|Notícias|