Eventos marcam dia em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Eventos marcam dia em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Data: 25/04/2011

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho, instituiu em 2003, o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Durante esta semana, haverá uma série de atividades alusivas ao tema em todo o país. Confira algumas:

Mato Grosso – O Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) promove dois eventos no dia 28 de abril. Em Cuiabá, as atividades serão no auditório do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), a partir das 17h. Entre elas, às 19h30, haverá a premiação do Concurso Nacional sobre Segurança e Saúde no Trabalho, realizado com alunos do Sesi e Senai de Mato Grosso. Mais informações: (65) 3611-1669.

Em Rondonópolis, o evento começa às 19h, no salão de eventos do Sesiclube, com exposição de equipamentos de segurança e duas palestras: ‘Assédio Moral no Trabalho’ e ‘Definição, realização e importância dos Programas PPRA, PCMSO, PCMAT, Programa de Gestão, LTCAT e outros, com foco no Plano de Ação e uso de EPI’s’. Detalhes pelo telefone (66) 3423-3432.

Mato Grosso do Sul – O Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS) realiza de hoje até quinta-feira, dia 28, uma série de ações com o objetivo de conscientizar empresas, trabalhadores e sociedade da importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

A primeira atividade é um ato público em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, hoje, às 10 horas, na Praça Antônio João, em Dourados. Já na quinta-feira, dia 28, serão três eventos.

O campus Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul sedia, das 13h30 às 22h, um seminário para profissionais e acadêmicos da área, promovido em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura Municipal de Corumbá.

Em Campo Grande, o FSSHT/MS promoverá o II Encontro de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, no auditório do Crea-MS, a partir das 19 horas.

Na cidade de Corumbá, acontece o I Seminário de Saúde e Higiene do Trabalho na região de Fronteira, a partir das 13h30, no auditório Salomão Baruki. O objetivo é debater as principais questões que envolvem a rotina dos trabalhadores de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas de Puerto Quijarro, Puerto Suarez e Arroyo Concepcion. Outras informações: (67) 3907-5444.

Em Aquidauana, o setor de Saúde do Trabalhador da Gerência Municipal e Saúde e Saneamento realiza no dia 27, às 19h, uma palestra no auditório da Associação Comercial para os empresários do município. E no dia 28 será realizada a partir das 9h30, uma reunião técnica para a CIPA/SESMT de empresas e profissionais da área de saúde, segurança e Engenharia do Trabalho, membros da CIST e representantes do INSS, no auditório do Centro de Especialidades Médicas (CEM/GESAU). Detalhes: (67) 3241-7111.

Pará – Nesta terça-feira, 26, e na quarta-feira, 27, o Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) do Pará realiza a IV Jornada Estadual em Saúde do Trabalhador (IV Jest). O tema do evento, que acontecerá no do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania, é “Efetivando a Política de Saúde do Trabalhador no Estado do Pará”. Mais informações: (91) 4006-0065.

No dia seguinte ao encerramento da jornada, em 28 de abril, será realizada a Caminhada Alusiva ao Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, com concentração, às 8h, na Praça Pedro Teixeira (Escadinha) e saída com destino à Assembleia Legislativa do Estado, onde haverá audiência pública sobre Saúde do Trabalhador no Estado do Pará, das 10h às 13h.

Paraná – Em Maringá, entidades sindicais patronais, de trabalhadores e representantes do poder público promovem atividades durante todo o dia 28 de abril na Praça Raposo Tavares. Quem passar pelo local das 8 às 17 horas receberá materiais informativos e orientações na área de saúde ocupacional. Os visitantes também poderão fazer exames de prevenção e conhecer equipamentos e materiais utilizados no trabalho que podem gerar acidentes ou doenças ocupacionais.

Rio de Janeiro – Na sede do Sistema Firjan, que fica localizada no Centro do Rio, será realizada na quinta-feira, dia 28, às 9h, a palestra “Desafios Atuais e Oportunidades Imperdíveis para a Melhoria Contínua da Saúde e Segurança do Trabalho, na Lógica dos Sistemas de Gestão e de Vigilância”. Para mais informações e inscrições, ligue para o telefone 0800 0231 231 ou escreva para o e-mail faleconosco@firjan.org.br.

E em Niterói, o Ministério Público do Trabalho em Niterói e o Estaleiro Aliança S/A – Indústria Naval e Empresa de Navegação realizam, a partir das 13h, o “Seminário em Comemoração ao Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho”, no Teatro Municipal da cidade (Rua XV de Novembro, 35, Centro.

Rio Grande do Sul – O Senac de Rio Grande realizará, nesta quarta-feira, 27, o workshop “Vida e Trabalho: na busca da valorização e da qualidade de vida”, para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. O evento acontece a partir das 19h, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (Rua Visconde de Paranaguá, 124). A entrada é 1kg de alimento não-perecível. Mais informações: (53) 3231-2355.

Santa Catarina – Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizado um debate em memória as vítimas de acidente de trabalho na próxima quinta-feira, dia 28, às 14h.

Sergipe – A Procuradoria-Geral Federal (PGF) representando o INSS, vai ingressar, nesta quinta-feira, 28, na Justiça Federal, com cinco ações contra empresas causadoras de acidentes laborais, para que sejam condenadas a devolver ao INSS todos os gastos efetuados com o pagamento de benefícios acidentários. Este é o terceiro ano que a PGF ingressa na Justiça com essas ações. Até o ano passado, só em Sergipe, foram ajuizadas 12 ações, sendo que três empresas já foram condenadas.

*Com informações da Firjan, da assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul, do site odiario.com, do Portal Universidade, do Portal Midiamax, da Agência Pará de Notícias, da Gazeta Digital, da assessoria de imprensa do INSS de Sergipe, do Jornal Agora e do portal Aquidauana News.

Por |2011-04-27T10:07:22-03:0027 de abril de 2011|Notícias|