Ministro do Trabalho abre a I Bienal Fundacentro de Segurança e Saúde no Trabalho

Ministro do Trabalho abre a I Bienal Fundacentro de Segurança e Saúde no Trabalho

Data: 23/03/2011

Evento dá início à socialização da excelência da Fundacentro

BRASíLIA – A abertura da I Bienal da Fundacentro, no Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola, contou com a participação do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, do Ministro da Advocacia Geral da União, Luis Adams, do Defensor Público Geral Federal, José Rômulo Plácido Sales. Compuseram também a mesa de abertura a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, e a coordenadora de SST da Confederação de Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Couro, Calçados e Acessórios (Conaccovest), Milene Rodrigues.

“Essa Bienal tem o propósito de apresentar projetos para ‘pular o muro’ e ganhar a sociedade brasileira, para ela considerar a questão da segurança e saúde no trabalho no cotidiano”, afirmou o Presidente da Fundacentro, Eduardo Costa.

Após a assinatura dos atos oficiais, envolvendo distintos acordos de cooperação da Fundacentro com a Fiocruz, com o consórcio de municípios Conleste (RJ), Defensoria Pública da União, e Conaccovest, o ministro Carlos Lupi encerrou a solenidade, saudando a realização desta Bienal, pela Fundacentro, rumo à socialização do conhecimento e da excelência conquistados pelos profissionais da instituição.

“A Fundacentro tem uma expertise que poucos órgãos no Brasil têm. Os tecnicos da Fundacentro são convidados pra fazer exposições nos Estados Unidos, na Europa, no Canadá, porque sao competentes, mas esse conhecimento fica elitizado. A população brasileira precisa saber”, afirmou o ministro.

Lupi ressaltou que 700 mil trabalhadores brasileiros solicitam, por ano, a proteção da previdência, com pedidos de afastamento por doença ou acidente do trabalho. Pior que o débito financeiro que isso representa para as contas públicas, é o prejuízo para a saúde, a vida e a cidadania desses trabalhadores.

“Esse é só o começo. Vamos socializar essa excelência. Eduardo, quero te parabenizar, e também a Fundacentro, é isso que eu quero ver vocês fazendo. Com muita honra declaro aberta essa Bienal”, disse o ministro.

“Estamos entrando agora num novo patamar da Fundacentro”, prosseguiu Lupi. “Só o tempo mostra quando a gente fez história. E o tempo vai mostrar que aqui estamos fazendo história, porque é a primeira vez que se faz uma Bienal da Fundacentro para divulgar trabalhos em segurança e saúde do trabalho. Eu fico orgulhoso. Valeu a pena a gente estar aqui”, concluiu.

Fonte: Fundacentro

Por |2011-03-24T10:50:02-03:0024 de março de 2011|Notícias|