Publicação oficial da Anamt, a Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT) foi indexada ao Sistema Regional de Informação On-line para Revistas Científicas da América Latina (Latindex), ligado à Universidade Nacional Autônoma do México.
Rede de instituições que também reúne informação bibliográfica da Espanha, Portugal e Caribe, o sistema provê pesquisadores, docentes e estudantes de conteúdo relacionado à produção científica na região ibero-americana.
A RBMT é de responsabilidade da Diretoria Científica da Anamt, que compila as contribuições das 15 das comissões técnicas da Associação. Para o editor-chefe da revista, Dr. Zuher Handar, a inclusão da publicação no Latindex atesta a qualidade dos artigos publicados e dá visibilidade à produção brasileira em segurança e saúde no trabalho.
“Essa indexação é um objetivo nosso desde que assumimos a revista, e ela só foi possível devido ao trabalho competente daqueles que nos ajudam a editá-la. Queremos outras indexações, já que constar nesses índices é importante não só para as organizações, mas para pessoas como os alunos de cursos de pós-graduação, que ganham reconhecimento por meio de seus artigos”, ressalta.
A RBMT já tem indexação on-line por meio do Directory of Open Access Journals (DOAJ, www.doaj.org), do Imbiomed (índice Mexicano de Revistas Biomédicas Latino-americanas) e do Sumários de Revistas Brasileiras (sumarios.org).
Para ser incluído no Latindex, o periódico foi obrigado a cumprir 31 requisitos básicos, entre eles o de resumo em duas línguas. A revista pode ser acessada integralmente por meio do site da Anamt, no www.anamt.org.br.