Massagem pode ser ineficaz para reduzir dores musculares

Massagem pode ser ineficaz para reduzir dores musculares

Massagem pode ser ineficaz para reduzir dores musculares

Estudo revela que a massagem convencional também pode não ter quaisquer efeitos positivos na recuperação de músculos.

De acordo com pesquisa publicada na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, a massagem clássica pode ser ineficaz para auxiliar a recuperação das funções musculares ou na redução da dor.

O trabalho é da autoria de César Cavinato Abad, pesquisador da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) e da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFEUSP), e colegas, e foi disponibilizado na edição de janeiro de 2010 da publicação.

Conforme explicam os autores, para coleta de dados, foram analisados 18 homens fisicamente ativos, com idade entre 18 e 30 anos. Os estudados foram divididos em três grupos com seis em cada, sendo que o primeiro grupo não realizou o protocolo para avaliar a dor muscular tardia (DOMS) e só recebeu a massagem, o segundo grupo foi submetido à avaliação da DOMS e não recebeu massagem e o terceiro grupo teve a DOMS avaliada e recebeu a massagem.

Entre os resultados dos experimentos, os pesquisadores revelam que houve “aumento na DOMS e diminuição na amplitude de movimento e no teste de força dinâmica máxima, similar aos de outros estudos que utilizaram protocolos semelhantes. No entanto, não houve diferenças entre o segundo e o terceiro grupos em nenhuma das variáveis analisadas”.

Para os autores, ao contrário do que é sugerido em outros estudos, foi mostrado que “a massagem não promoveu nenhum benefício em nenhuma das variáveis analisadas. Contudo, ressaltamos que o número de sujeitos no presente era pequeno, o que nos proporciona baixo poder estatístico.

Sendo assim, o presente estudo não dá suporte à prática de treinadores e praticantes de atividade física utilizarem a massagem como forma de acelerar a recuperação das funções musculares e diminuição de dor”.

Fonte: Agência Notisa.

Por |2010-11-08T05:36:50-02:008 de novembro de 2010|Notícias|