Entre 15 e 21 de maio, o 14º Congresso da Anamt reúne em Gramado (RS) médicos do trabalho e outros profissionais da área de SST para discutir, entre cerca de 2 mil conferencistas, a Medicina do Trabalho e os desafios da promoção e da inclusão em saúde do trabalhador – tema central do encontro. Com o apoio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (Sogamt), o evento terá a participação de palestrantes renomados do Brasil e da Ibero-América.
A programação de cursos e demais atividades está no site oficial da Anamt, no www.anamt.org.br. Deles, participarão profissionais italianos como Daniela Colombini e Lucia Isolani; os professores Giuseppe Abbritti e Enrico Pira; os doutores Alfonso Cristaudo e Giacomo Muzi; além da doutora canadense Susan Stock.
Entre os conferencistas, foram confirmadas as presenças do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Dr. Luiz Augusto Facchini, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e de outros palestrantes notáveis do Brasil que atuam como professores universitários, pesquisadores e profissionais da área de saúde do trabalhador.
Titulação
No dia 16, será realizada a 30ª; edição da prova para o título de especialista em Medicina do Trabalho (MT). Desde o reconhecimento da MT como especialidade médica em 2003, a titulação é uma das melhores formas de mostrar ao mercado a qualificação profissional necessária para lidar de maneira competente com a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
O regulamento desta edição aumenta o peso de eventos, atividades e programas de treinamento promovidos pela Anamt e suas Federadas entre os pré-requisitos para médicos que não tenham a residência médica em MT. Diretora de Título de Especialista da Associação, Dra. Lys Esther justifica a mudança no edital devido à necessidade de todo profissional de SST estar bem informado sobre as novidades da área. “Essa decisão valoriza as atividades de atualização no currículo. Trata-se não apenas de um incentivo à informação, mas também um reconhecimento dos que sempre se preocuparam em estar a par do que acontece em seu segmento.”
Medicina e cinema
Por ter escolhido como sede do congresso a cidade de Gramado – reconhecida pelo tradicional festival de cinema que desde 1973 atrai pessoas de todo o mundo -, a Anamt promove entre a programação do encontro a 1ª; Mostra de Cinema Anamt “Saúde & Trabalho”, com o apoio da Secretaria de Cultura de Gramado. O objetivo é trazer o poder lúdico e didático da sétima arte para o congresso.
Entre mesas e conferências, os congressistas poderão conferir no horário do almoço quatro curtas-metragens – Alma de Gari, O Brilho dos Meus Olhos, Ilha das Flores e Espeto. Por sua vez, os trabalhadores da cidade terão a oportunidade de assistir ao longa O Fim do Sem Fim, no Centro de Cultura da Prefeitura Municipal de Gramado.
O local tem capacidade para 300 pessoas e os ingressos serão gratuitos, distribuídos por ordem de chegada. O 14º Congresso da Anamt ocorre simultaneamente com o I Workshop ítalo-Brasileiro de Medicina do Trabalho, o VII Seminário Nacional de Perícias Trabalhistas e o Encontro de Escolas Formadoras em Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do Mercosul.